terça-feira, 30 de agosto de 2011

CHOCOLATE E O CORAÇÃO

Exame

O consumo de chocolate pode estar associado a uma redução de um terço no risco de desenvolvimento de doenças cardíacas


Chocolat des Arts explora mercado de chocolates gourmet


Paris - O chocolate pode fazer bem para o coração, mas os cardiologistas não estão liberando geral.
Novas pesquisas apresentadas na segunda-feira no maior congresso médico europeu sugerem que o consumo de chocolate pode estar associado a uma redução de um terço no risco de desenvolvimento de doenças cardíacas.
A razão dessa correlação é desconhecida, segundo o relato feito na reunião da Sociedade Europeia de Cardiologia.
Vários estudos científicos nos últimos anos mostraram um possível benefício no consumo do chocolate. O chocolate amargo, em especial, contém compostos chamados flavonoides, supostamente bons para o sistema circulatório.
Numa tentativa de tornar o quadro mais claro, Oscar Franco e seus colegas da Universidade de Cambridge reuniram os resultados de sete estudos, que envolviam 10 mil pessoas.
Cinco deles mostraram uma correlação benéfica entre o consumo de chocolate e a saúde cardiovascular; dois estudos não comprovaram isso.
No geral, as conclusões foram de que os níveis mais elevados do consumo de chocolate estavam associados a uma redução de 37 por cento nas doenças cardiovasculares e de 29 por cento na incidência de derrames, em comparação aos níveis mais baixos de consumo.
Franco disse que há limitações na somatória das análises, já que os estudos não faziam diferenças entre o chocolate amargo e o chocolate ao leite, e que seriam necessários mais testes para saber se o chocolate propriamente dito provocou os benefícios, ou se foram outros fatores coincidentes.



Nenhum comentário:

Postar um comentário