sexta-feira, 19 de agosto de 2011

NEM MAHATMA


Posted by PicasaHenrique Santana, engenheiro civil, mestre em desenvolvimento e meio ambiente


A Índia com um novo Ghandi em greve de fome contra a corrupção do seu governo. Por todo o mundo eclodem revoltas, principalmente, estimuladas pela juventude que, como disse François Chesnais, economista francês em entrevista na Folha de São Paulo de segunda-feira passada, se atiça pela indignação com a percepção da crescente corrupção político-financeira no planeta. 


No Brasil, até o Congresso Nacional, junto com a ABI, OAB, CNBB e outros atores desse nível começam a debater a gravidade do aumento das denúncias de irregularidades no governo. 


E nós? E os jovens brasileiros? Onde andam os caras-pintadas? Ontem batemos a marca de mais de 900 bilhões de reais em arrecadação de impostos, colossal soma de recursos em qualquer lugar do planeta, que não dá para cumprir a Constituição Brasileira no que tange, apenas, à saúde e educação, garantindo a mínima dignidade cidadã ao povo desse país. E se sabe para onde vai esse dinheiro. 


Não vai para a construção de nossa infraestrutura que está paralisada por denúncias de desvios, com os materiais e equipamentos – que nós já pagamos – se sucateando e se perdendo nos trechos e canteiros de obras. E não se diz nada. 


Não fosse a imprensa que ainda é livre no Brasil, a gente não saberia de nada e nada teria acontecido até aqui. O brasileiro é antes de tudo um frouxo acomodado. Perdemos a capacidade de nos indignar. 


Nem Mahatma seria capaz de animar essa revolta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário