Treinador potiguar é eleito o melhor do Brasil e agradece premiação
O MMA do Rio Grande do Norte tem um último motivo para comemorar em 2012. E dessa vez, a festa é fora do octógono. Mestre de nomes como Renan Barão, Ronny Markes e Jussier Formiga, Jair Lourenço, da equipe Kimura/Nova União, de Natal, foi escolhido melhor treinador do ano na primeira edição do Prêmio Osvaldo Paquetá, que celebra os principais feitos do MMA no Brasil.
O prêmio, que é definido por votação popular, começou no final de novembro e se estendeu até o último dia 26. Jair Lourenço somou 7.259 votos, totalizando cerca de 34%. O segundo lugar ficou com o professor André Pederneiras, mestre de Jair, com 27% dos votos.
Jair foi o primeiro treinador do Nordeste indicado para esse tipo de premiação, o que para ele já é grande feito.
- Fui o primeiro treinador do Nordeste indicado para uma premiação nacional. Só isso já havia me deixado lisonjeado. Não esperava ser eleito o melhor treinador, ainda mais quando era o mestre André Pederneiras quem concorria na mesma categoria. Foi muito gratificante - disse Jair ao GLOBOESPORTE.COM.
Lourenço, que está no Rio de Janeiro treinando Renan Barão para a defesa do cinturão interino do UFC, afirma que, embora esteja muito feliz com o reconhecimento pelo trabalho realizado, o que realmente o satisfaz é a formação de novos atletas. Para ele, muito melhor do que a premiação é revelar novos valores no MMA e, principalmente, no jiu-jitsu, modalidade que Jair acredita que possa trazer grandes alegrias em 2013.
- As expectativas para 2013 são as melhores possíveis. Temos grandes valores surgindo no jiu-jitsu, esporte que está em constante crescimento. É muito bom poder formar atletas, pois ensinamos valores antes de qualquer coisa. A prova disso foi a conquista dos resultados da modalidade em 2012 - declarou.
Embora reconhecido nacionalmente pelo trabalho que vem realizando com atletas de nível nacional e internacional, Jair não tem pretensão de sair de Natal.
- Sou caseiro. Natal é minha casa. Só saio quando preciso trabalhar, seja para algum treinamento ou para algum combate. Já estive no Rio, em São Paulo, nos Estados Unidos, mas a minha casa é sempre vai ser Natal - finalizou.
Ano especial
Para Jair Lourenço, 2012 realmente foi um ano especial. Mestre de Renan Barão há quase 10 anos, ele viu seu aluno se tornar o campeão interino do peso galo (até 61 quilos) do UFC. Além disso, viu Jussier Formiga, considerado um dos melhores do peso mosca (até 57 quilos) assinar com o UFC. O treinador acompanhou ainda, muitas vezes do córner dos eventos, lutadores da Kimura/Nova União, como Jorjão Rodrigues e Arinaldo da Silva, conquistar títulos durante 2012.
- Jair Lourenço merece a premiação. Realmente, é um treinador diferenciado, que sabe como poucos estudar o ‘jogo’ do adversário e traçar estratégias para a vitória. Ele foi decisivo para que nós conquistássemos vitórias importantes neste ano - afirmou o potiguar Ronny Markes, que venceu, em 2012, sua segunda luta no UFC.
Nenhum comentário:
Postar um comentário