terça-feira, 17 de abril de 2012

CAMINHAR É SEMPRE BOM

Diário de Notícias


Caminhar pode ajudar a tratar a depressão

Caminhar pode ajudar a tratar a depressão

A depressão é uma doença que afeta cada vez mais pessoas por todo o mundo. Em estudos anteriores, o benefício da atividade física regular já tinha sido provado. No entanto, os efeitos da caminhada - atividade menos vigorosa em termos físicos - não eram ainda claros.

Um estudo publicado no jornal Mental Health and Physical Activity comprovou que caminhar tem um grande efeito sobre a depressão.

Os investigadores da Universidade de Stirling procuraram em 11 bases de dados por ensaios clínicos que referissem o caminhar como intervenção terapéutica para a depressão. A procura incidiu sobre o conteúdo desde a criação da base de dados até janeiro de 2012.

Dos mais de 14 mil artigos recuperados, oito preencheram os critérios de inclusão. Os estudos mostravam que andar a pé tem um efeito estatisticamente significativo no tratamento da depressão.

A caminhada é um tratamento promissor com poucas (se alguma), contra-indicações. No entanto, estão a ser desenvolvidas novas investigações para estabelecer a frequência, intensidade, duração e tipo de intervenções eficazes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário