terça-feira, 6 de março de 2012

DÚVIDAS SOBRE APOSENTADORIA ESPECIAL

G1

Especialista esclarece dúvidas sobre tempo para aposentadoria especial


Trabalhadores expostos a uma série de riscos no ambiente de trabalho podem obter a aposentadoria especial a partir de 15 anos de carreira, segundo o especialista em Previdência e Trabalho, Hilário Bocchi Júnior.
O benefício pode ser concedido a contribuintes do INSS de acordo com condições ergonômicas, físicas, químicas e biológicas oferecidas em atividades como levantamento de peso, ritmo excessivo de trabalho, monotonia, repetições de movimentos e postura inadequada.
Tudo isso deve estar detalhado no Perfil Profissiográfico Previdenciário, documento que apresenta o histórico de tarefas e funções do empregado. O contato permanente com certos elementos caracteriza o tempo de serviço como pernicioso, segundo o especialista.
De acordo com a intensidade dos fatores, a aposentadoria especial pode ser garantida para 15, 20 e 25 anos de prestação de serviços. “A aposentadoria especial existe para proteger a saúde do trabalhador. Ela tenta evitar que ele se exponha por muitos anos a condições de trabalho que possam debilitar sua saúde ou sua integridade física”, afirma Bocchi Júnior.
Dúvidas sobre aposentadoria e direitos trabalhistas podem ser enviadas para o emailpodeperguntar.rib@eptv.com.br.

5 comentários:

  1. BOM DIA! Meu marido trabalha em estaleiro
    a 25 anos ele tem salubridade pediu aposentadoria e ñ aceitaram gostaria de saber porque! ele tem 47 anos ps ! obrigada desde ja

    ResponderExcluir
  2. Bom dia gostaria de saber se tem como aumentar a minha aposentadoria sou aposentada por invalidez 3 anos dependendo de remédios pago aluguel, desde já obgada

    ResponderExcluir
  3. Meu telefone 19 992348599 /1936222148

    ResponderExcluir
  4. Meu telefone 19 992348599 /1936222148

    ResponderExcluir
  5. Bom dia!porfavor tire minhas duvidas...meu pai è aposentado a 18anos,e continua a contribuir ao inss ,ele tem direito a uma revisão.meu celular è 19_997245235 des de ja obrigada!Silvia Elena Antonio.

    ResponderExcluir