quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

EX-COORDENADOR DA LEI SECA, QUE FOI PEGO DIRIGINDO BÊBADO

Globo

Ex-coordenador da Lei Seca - que atropelou quatro pessoas, matando uma delas - enfrentará audiência

Alexandre Felipe Vieria Mendes - que atropelou quatro pessoas, matando uma - enfrenta audiência de instrução e julgamento dia 5
Foto: O Globo / Pedro Kirilos

RIO - Pouco mais de seis meses depois do acidente em que atropelou quatro pessoas, matando uma, em Itaipu, Niterói, Alexandre Felipe Vieira Mendes, ex-subsecretário estadual do Governo e ex-coordenador da Operação Lei Seca, enfrentará uma audiência de instrução e julgamento no próximo dia 5.

Na audiência, marcada para as 13h na 3ª Vara Criminal, no Centro de Niterói, o juiz Peterson Barroso Simão deverá ouvir o réu e as testemunhas de acusação e defesa do caso. Alexandre responde ao processo em liberdade, beneficiado por um habeas corpus concedido em outubro, num plantão judiciário do Tribunal de Justiça.

De acordo com os autos do processo — em que é acusado de um homicídio, lesões corporais, omissão de socorro e evasão do local do crime —, Alexandre requereu ao juiz da 3ª Vara Criminal o direito de se ausentar do Rio durante o carnaval. O pedido, que teve parecer contrário do Ministério Público, foi negado pelo magistrado em 23 de fevereiro.

O advogado Flávio Mirza Maduro, que representa Alexandre no processo, disse que arrolou sete pessoas em defesa do ex-coordenador da Operação Lei Seca. Ele não informou quem serão as testemunhas. E, alegando segredo de Justiça, também não disse qual deverá ser a linha de defesa do ex-subsecretário.

Alexandre chegou a ter a prisão preventiva decretada em outubro, quando o juiz da 3 Vara Criminal aceitou a denúncia do Ministério Público estadual. O pedido de prisão durou, contudo, apenas um dia. A suspensão foi concedida pelo desembargador Roberto Távora, que se justificou, na época, afirmando que o ex-subsecretário tinha residência fixa, trabalhava regularmente e não tinha antecedentes criminais.

Até conseguir o habeas corpus, o ex-subsecretário chegou a ser considerado foragido da Justiça. Alexandre foi exonerado do cargo quando o governo constatou que ele tinha usado um reboque da Operação Lei Seca para retirar sua picape Pajero do local do acidente, ocorrido em 25 de agosto do ano passado. 

No dia, de acordo com testemunhas, ele dirigia em ziguezague quando atropelou a dona de casa Silvana Braga de Souza, de 30 anos, e seus dois filhos, de 2 e 5 anos. Alexandre não prestou socorro. 

Cerca de 400 metros depois, atingiu o pedreiro Hermínio Cosme Pereira, de 52 anos, que morreu no hospital. Nem assim parou e seguiu até bater num poste. Apenas 16 horas depois, foi submetido ao teste de embriaguez.


Nenhum comentário:

Postar um comentário