quarta-feira, 28 de setembro de 2011

SUPERMERCADOS

Reuters Brasil


Supermercados devem vender quase três vezes menos em 2011



SÃO PAULO (Reuters) - Os supermercados brasileiros devem fechar 2011 com volume de vendas quase três vezes menor que o apurado no ano passado, conforme dados divulgados nesta quarta-feira pela associação que representa o setor no país, Abras.

De janeiro a agosto, o setor supermercadista vendeu 2,5 por cento mais em termos de volume na comparação com o mesmo período de 2010. O crescimento, entretanto, ficou bem abaixo do verificado um ano antes, quando houve alta de 6,8 por cento.

Segundo o superintendente da Abras, Tiaraju Pires, o cenário nos últimos quatro meses do ano não deve ser alterado, considerando que 2010 foi marcado por forte expansão do consumo e que não há perspectivas de grandes mudanças do atual cenário macroeconômico.
"É bastante provável que (as vendas) se mantenham no patamar atual, ficando bem abaixo do ano passado em volume", disse ele, atribuindo o desempenho à forte base de comparação com 2010, quando o aumento do poder aquisitivo das classes mais baixas, somado à Copa do Mundo, estimulou as vendas, principalmente de cerveja, que tem elevado peso no índice.
No acumulado deste ano, a cesta de bebidas alcoólicas também se manteve como responsável pelo crescimento, com alta de 7,2 por cento, sendo que as vendas de cerveja avançaram 4,3 por cento ante igual intervalo de 2010.
O resultado, contudo, é bastante inferior ao visto um ano antes, quando a comercialização de cerveja acumulava expansão de 19,5 por cento e a de bebidas alcoólicas como um todo, de 16,6 por cento.
Por outro lado, as vendas de vinho responderam pelo maior avanço entre janeiro e agosto, de 34,5 por cento ano a ano.
"Isso mostra claramente a movimentação das classes sociais, permitindo a compra de produtos que antes eram inacessíveis, somada à maior oferta de vinhos em supermercados", disse Pires.

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