terça-feira, 10 de maio de 2011

CÓDIGO FLORESTAL

Do R7 notícias.

Governo propõe reduzir dívida
rural de quem reflorestar


Em mais uma tentativa de fechar um acordo para a votação da reforma do Código Florestal, o governo acenou nesta segunda-feira (9) com a redução substancial da dívida agrícola para o produtor rural que recuperar APPs (Áreas de Preservação Permanente) em margens de rios e encostas. Projeções feitas pelo Ministério do Meio Ambiente as quais a reportagem teve acesso mostram que a dívida dos produtores rurais, estimada em R$ 80 bilhões, poderia ser reduzida em até 70% pelo mecanismo proposto.
O estímulo financeiro seria calculado com base em redução de emissões de gases de efeito estufa. A cada tonelada de carbono "poupada" com o replantio de áreas, o produtor ganharia cerca de R$ 17. Estima-se que cada hectare replantado represente o corte de 90 toneladas de carbono. Com essa proposta, que ainda não tem o aval final da equipe econômica, poderia ser viabilizada a recuperação de cerca de 430 mil km² de APPs.
O líder do governo, Cândido Vacarezza (PT-SP), disse que "quem apostar em confronto, vai perder".
- Estamos procurando consolidar uma posição que contemple a dos ambientalistas, da base e do governo. Acho possível chegar a um acordo.
Os líderes partidários se reúnem hoje, às 12h, para decidir se o Código será votado hoje ou não.
- Vamos sentir o quadro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário