sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

NOME INDÍGENA NO FACEBOOK

Exame

Facebook obriga usuários a retirarem nome Guarani-Kayowá

Índios da comunidade guarani-kaiowá na aldeia Laranjeira Ñanderu, em Rio Brilhante, próximo a Dourados

São Paulo – O Facebook está obrigando usuários brasileiros a removerem os nomes indígenas Guarani-Kayowá de seus perfis. Os nomes foram adotados como forma de apoio aos índios que vivem no estado do Mato Grosso do Sul e lutam na Justiça contra ruralistas por direito à terras.
Segundo apontou a usuária Vânia Carvalho em seu blog, ela recebeu uma notificação pedindo para que usasse seu nome verdadeiro na rede social.
“O Facebook está impedindo as pessoas de permanecerem com sobrenomes indígenas, embora aceite nomes como ‘bolinha’, ‘machão’, ‘fofinha’”, escreveu ela no endereço. Outros usuários também apontaram a restrição.
Usar nomes reais é uma das premissas estabelecidas nos termos de uso do Facebook assim que o usuário cria uma conta. Além disso, a rede social permite usar apelidos de nome, como Carol para Carolina e Edu para Eduardo.
A adoção dos nomes Guarani Kayowá aconteceu em outubro do ano passado após a divulgação de uma carta aberta de índios que vivem em uma área de dois hectares na fazenda Cambará, na cidade de Iguatemi, no Mato Grosso do Sul.
“Pedimos ao governo e à Justiça Federal para não decretar a ordem de despejo/expulsão, mas solicitamos para decretar a nossa morte coletiva", dizia a carta, que foi interpretada por ativistas como um anúncio de suicídio coletivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário