quinta-feira, 30 de agosto de 2012

FUMANTES

Oglobo

Fumantes têm mais chances de morrer por ruptura de aneurisma


CHANCES PODEM diminuir se o consumidor largar o vício
Foto: Reprodução

Fumar 20 cigarros por dia dobra os riscos de uma morte por ruptura de aneurisma. É o que mostra estudo da Universidade de Seul, na Coreia do Sul. O ato de tragar um cigarro engrossa o sangue e leva à pressão arterial, o que pode ocasionar o problema. Um aneurisma é a dilatação vascular de uma artéria. O perigo está no fato desta se romper, o que afeta os tecidos irrigados pelo sangue transportado. Neste caso, as chances de sobrevivência são de 50% e os que conseguem podem viver com algum tipo de incapacidade o resto da vida.

Os pesquisadores tiveram como base dados de 426 casos de hemorragia cerebral recolhidos de 33 hospitais coreanos entre 2002 e 2004. As informações foram comparadas com outras 426 pessoas (de acordo com idade e gênero sexual) que não passaram pelo mesmo problema.No primeiro grupo, o número de fumantes chamou a atenção. Eram consumidores 38%, enquanto do outro lado eram 24%.

As chances, porém, podem diminuir se o consumidor largar o vício. Mais especificamente, 59% após cinco anos de diminução gradativa do hábito. A medida, no entanto, pode não ter efeito para quem era fumante inveterado, devido a possíveis danificações irreversíveis das paredes das artérias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário