terça-feira, 17 de julho de 2012

BRASIL COLÔNIA

Oglobo

‘Estamos virando uma colônia europeia africana’, diz pai de Eike


O ex-ministro e fundador da Vale Eliezer Batista criticou nesta segunda-feira, durante as comemorações pelo 203 aniversário da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ), a situação da economia brasileira. Segundo ele, o país erra em não ter uma postura mais agressiva na exportação de produtos industrializados:

— Eu vejo (essa elevada participação de produtos básicos nas exportações) como algo muito mau, nós estamos virando uma colônia europeia africana do século passado. E sem agregar valor você não cria empregos de qualidade.

Ele disse que o Brasil precisa copiar o modelo coreano para se desenvolver com inovação. Aos 88 anos, Eliezer afirmou que hoje no Brasil se fala muito em educação, mas pouco se faz para elevar a qualidade dos docentes no país. E criticou a falta de conhecimento aprofundado:

— Olha essa discussão do Código Florestal. Muitos lutam sem conhecer a Amazônia, não há um estudo sério sobre a floresta. É a luta pela luta, com boa intenção, mas sem conhecimento científico.

Eliezer disse que o país precisa de mais ordem e civismo, além de uma transformação cultural, e lembrou que os grandes projetos do país em infraestrutura, como a exploração de petróleo em Macaé, a construção de Brasília e as grandes hidrelétricas, foram responsáveis por uma elevada favelização em seus entornos.

O fundador da Vale afirmou, contudo, que nos empreendimentos da EBX — grupo de seu filho, Eike Batista, e da qual participa do Conselho de Administração — têm outra visão e não haverá favelização em suas frentes, como a construção do Superporto de Açu, em São João da Barra.

Eliezer também defendeu os negócios do filho na área de petróleo. Segundo o engenheiro, o mercado financeiro está sendo “exagerado e injusto” com a empresa. Os papéis da EBX caíram muito nas últimas semanas, depois que a empresa enfrentou dificuldades para explorar petróleo no litoral Norte do Rio.

— A reação do mercado foi muito exagerada. Exagerada e injusta. Uma firma que está no processo de produção. Dar um tratamento injusto a uma companhia brasileira é, no mínimo, falta de civismo — afirmou, lembrando ainda que a EBX não vive uma onda de otimismo exagerado e que todo operador de petróleo encontra obstáculos que não estavam previstos.

— Está tudo no começo, o petróleo está lá e vai ser retirado — completou Eliezer, dizendo tratar-se apenas de um problema técnico.


Nenhum comentário:

Postar um comentário