segunda-feira, 29 de outubro de 2012

DICA DE SAÚDE

Terra

De marshmallow a canja: veja como aliviar dores de garganta

 Foto: Getty Images

A dor de garganta pode ser o primeiro sinal de um resfriado, um efeito colateral de problemas nas cordas vocais ou uma indicação de algo mais sério, como infecções. Mas, independentemente da causa, a preocupação imediata é sempre como aliviar rapidamente o incômodo. “Alguns dos melhores tratamentos para diminuir a dor são caseiros ou medicamentos comprados sem a necessidade de prescrição médica”, afirma Jeffrey Linder, médico do Hospital Brigham and Women’s Hospital, em Boston, Estados Unidos. Confira 10 remédios contra a dor de garganta listados pela revista Health:
1. Anti-inflamatório
Um dos tratamentos mais eficazes para a dor de garganta provavelmente está em seu armário: o anti-inflamatório não esteróide. "Esses medicamentos são uma combinação de analgésico e anti-inflamatório, por isso fazem o paciente se sentir melhor e também reduzem um possível inchaço associado à dor de garganta. Ele ainda pode aliviar outros sintomas, como febre”, afirma Linder.

2. Gargarejo com água e sal
Estudos mostram que fazer gargarejo com água morna e sal várias vezes ao dia pode reduzir o inchaço na garganta e soltar o catarro, ajudando a eliminar bactérias que causam a irritação. A indicação dos médicos em geral é dissolver meia colher de chá de sal em um copo de água. Se o gosto salgado for muito forte para você, vale usar um pouquinho de mel na mistura. Porém, é importante se lembrar de cuspir o líquido após o gargarejo em vez de engolir.

3. Pastilha e spray
Chupar pastilhas para tosse estimula a produção de saliva e pode ajudar a manter a garganta úmida. No entanto, segundo Linder, muitas não são muito mais eficientes do que outras balas duras. Para garantir maior eficiência, escolha uma marca que tenha um ingrediente refrescante ou entorpecente, como mentol ou eucalipto. Sprays para a garganta também têm efeito parecido. “Eles não vão curar a dor, mas podem ajudar a eliminá-la temporariamente. O ativo fenol, presente em algumas marcas, também tem propriedades antibacterianas”, afirma Linder.

4. Xarope para tosse
Mesmo que você não esteja tossindo, esse tipo de produto pode ajudar a aliviar a dor. Porém, assim como as pastilhas e os sprays, esse efeito é temporário. Caso vá trabalhar ou fazer algo que exija sua atenção, procure uma fórmula que não dê sonolência. Já quem está tendo problemas para dormir devido à dor pode escolher um produto que contenha, além de analgésico, um composto que relaxa e dá sono.

5. Líquido
"Manter-se hidratado é muito importante, especialmente quando você está doente e sua garganta está irritada ou inflamada", diz Linder. Segundo o especialista é preciso ingerir uma quantidade de líquido que garanta uma urina amarela clara ou transparente. “Isso mantém suas membranas mucosas úmidas e mais capazes de combater bactérias. Além disso, deixa seu corpo mais forte para lutar contra outros sintomas do resfriado”, defende. O que beber depende do seu gosto. Água é sempre uma ótima opção, mas você pode revezar com bebidas adocicadas, como suco de frutas, ou salgados como um caldo ou sopa.

6. Chá
Cansado de beber água? Uma xícara de chá de ervas pode oferecer alívio imediato para dores de garganta. Além disso, chás como o preto, verde e o branco contêm antioxidantes que reforçam sua imunidade e evitam infecções. Para potencializar ainda mais os benefícios da bebida, adicione uma colher de chá de mel que, além de dar sabor, ainda tem propriedades antibacterianas, ajudando a curar mais rapidamente.

7. Canja
Um remédio caseiro antigo para gripes, a canja de galinha pode ajudar a aliviar a dor de garganta também. "O sódio no caldo pode realmente ajudar por ter propriedades anti-inflamatórias", defende Linder. A sopa tem outra vantagem quando você está doente: comer pode ser difícil e doloroso nesses casos, por isso um alimento líquido irá assegurar que você esteja recebendo os nutrientes necessários para combater a infecção sem que isso lhe cause incômodo.

8. Marshmallow
Embora não haja provas concretas de que ele funciona, a seiva da planta de marshmallow tem sido usada por centenas de anos, geralmente em forma de chá, para tratar tosses, resfriados e dores de garganta. E mesmo que marshmallow verdadeiro tenha pouca relação com as guloseimas comidas à beira da fogueira, ambos podem ter propriedades que ajudam a combater a dor de garganta. De acordo com relatos o doce teria uma textura de gelatina que alivia o incomodo e acalma. "Não é a coisa mais estranha do mundo. Se a sua garganta está muito inchada e realmente dói, engolir qualquer coisa que possa simplesmente escorregar por ela como o marshmallow pode proporcionar algum alívio", explica Linder.

9. Descanso
Segundo o médico, esta pode não ser a solução mais rápida, mas ficar um pouco de repouso é provavelmente a melhor coisa que você pode fazer para combater a infecção que causou a sua dor de garganta. "A grande maioria das dores nessa região é causada por um vírus da gripe, e sabemos que há muito pouco que possa ser feito para curar uma gripe. Então, garantir que seu corpo está descansado pode ajudá-lo a se livrar do vírus antes", defende.

10. Antibiótico
Cerca de 10% das vezes em que um adulto tem dor de garganta, a causa é uma infecção bacteriana. Se esse for o seu caso, o médico deverá prescrever um antibiótico que, no caso de vírus, não é eficiente. Se iniciar o tratamento com esse tipo de remédio, sempre tome da forma e período indicados pelo médico, mesmo que esteja se sentindo melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário