sábado, 5 de maio de 2012

CARTA DO PROF.GERALDO E RESPOSTA DA DRA.MARGARITA

CARTA.

04/05/2012
Tenho certeza de que a esposa e os filhos do Dr. Domício Arruda sentiram uma grande alívio com sua exoneração da Secretaria de Saúde. 

Este seu cliente e amigo sabe que o Estado perdeu um secretário “Honesto, profissional e bom administrador”, como disse ontem em Alain Gegauf, um suíço radicado em Natal. 

Por outro lado, eu ganhei meu urologista de volta. Quando ele aceitou o convite da governadora para assumir o cargo eu o chamei de maluco, pois tinha certeza de que os problemas daquela Pasta só serão resolvidos com muito dinheiro e um grande esforço de todos os profissionais da área e isso é uma utopia. 

A superlotação do Walfredo é um câncer incurável. Enquanto as prefeituras não assumirem a sua responsabilidade para com a saúde pública, ninguém acaba com as malditas macas nos corredores daquele hospital. 

Quero fazer uma sugestão à Drª Rosalba: Nomeie William Bonner Secretário de Saúde, tenho certeza de que ele tem a solução na ponta da língua. Chico Anísio já dizia: Quando acabarem com todas as doenças e com os problemas da Saúde Pública, o Jornal Nacional e o Fantástico acabarão também.

RESPOSTA

Prof. Geraldo Batista,

O senhor acertou em cheio. Meus quatro filhos e eu passamos um ano e quatro meses sem o apoio de Domicio porque ele não dispunha do seu próprio tempo. Não tínhamos nem sábado, domingo, dia santo, carnaval. Nem  feriado. Invariavelmente recebíamos várias chamadas nos fins de semana, a maioria para conseguir vagas em UTI nos hospitais públicos do RN. Sem contar com tantos compromissos de representação e viagens ao interior.

Nossas raras idas a Campina Grande para visitar meus pais (suprema felicidade tê-los vivos) levavam em media mais uma hora, tantas paradas para atender telefonemas.

É com tristeza que  constato que do tanto que ele fez e se dispôs a fazer, o que ficou mais marcado foi a forma como justificaram sua saída, sem nenhum sentimento de gratidão. Lembro o "tempo da ditadura" quando era a Vênus Platinada  que demitia ministros.

Resiliência é um termo que a Medicina tomou emprestado da Física, à semelhança do "stress" e consiste na propriedade de voltar ao normal uma vez cessadas as forcas que atuaram na estrutura ou na pessoa. 

Os trabalhadores da Saúde que lidam com a dor, o sofrimento e a morte necessitam de distanciar-se dos problemas do trabalho para, ao se recuperar, poder retomar outras jornadas.

Domicio não teve este direito. Nem mesmo o da divulgação clara que a decisão de deixar o governo foi dele.

Cuidemos das nossas flores. 

Um abraço,

- Margarita Mota Rocha de Arruda Câmara

Nenhum comentário:

Postar um comentário