domingo, 1 de abril de 2012

O DIA DA MENTIRA

Terra
Quem nunca contou uma mentirinha ou fez uma brincadeira com familiares e amigos, que atire a primeira pedra. O Dia da Mentira, também conhecido como Dia dos Bobos ou dos Tolos, é celebrado em 1º de abril e não, não está sendo extinto ou algo parecido.

A data é conhecida por permitir a diversão entre crianças e adultos, pregando peças, contando mentiras e fazendo piadas uns com os outros por puro prazer. Mas você sabe por que esta data é comemorada no primeiro dia do mês de abril? 

VOCÊ SABIA ?

Todo dia 1º de abril é a mesma coisa. Caímos em "pegadinhas" e ouvimos piadas de amigos e parentes aqui e ali. É tradição do Dia da Mentira (ou Dia dos Bobos) contar histórias que não tenham um fundo de verdade para as pessoas e pregar peças em quem estiver por perto. Mas como isso começou?

Dentre tantas explicações, a mais conhecida é a de que o Dia da Mentira surgiu na França, no século 16, quando o Ano-Novo era comemorado no dia 25 de março e as festas duravam uma semana, só terminando no dia 1º de abril.

Em 1564, o Rei Carlos IX adotou oficialmente o calendário gregoriano, que passava o dia de Ano-Novo para 1º de janeiro. Muitos franceses resistiram à nova tradição e ainda comemoravam a data conforme o calendário antigo. Gozadores da época então passaram a ridicularizar estas pessoas, consideradas bobas por seguirem algo que não era verdade, enviando presentes esquisitos e convites para festas que não existiam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário