terça-feira, 9 de agosto de 2011

POR QUE AS BOLSAS CAÍRAM TANTO ?

Blog do Mendonça de Barros.
A direção da Exame pediu-me que, nestes dias de grande tensão nos mercados, atualizasse meu blog diariamente. Faço-o com grande prazer e espero poder ser util neste periodo de grandes incertezas e armadilhas para o investidor. Mas gostaria de deixar claro ao leitor que –apesar de mais de 40 anos de profissão como analista das coisas da economia e das finanças – sinto hoje uma insegurança muito grande para fazer uma previsão mais estruturada sobre o que pode acontecer na economia mundial nos próximos meses. E digo isto por uma razão muito simples: eu esperava que todo o arsenal de medidas fiscais e monetarias, utilizados principalmente a partir  da posse do presidente Obama, levasse a economia americana a uma recuperação ao longo dos anos seguintes. Mas isto não aconteceu e estamos novamente diante da possibilidade de uma recaida perigosa na recessão economica, chamada por muitos de um double dipp.

Esta insegurança diante de um cenario economico que não esperava viesse a ocorrer  obriga-me a mudar a forma de analisar o que pode acontecer daqui para a frente. Não tenho condições hoje de descrever um unico cenario que espero vá ocorrer nos proximos dias e meses por total falta de convicção e clareza. Em situações como esta o analista precisa trabalhar com cenarios diversos, procurando associar a cada um deles uma probabilidade de ocorrencia e criar alguns referenciais externos para navegar entre eles. É o que pretendo fazer hoje neste espaço da revista Exame.

Uma primeira observação ao leitor depois de um dia de cão nos mercados financeiros – principalmente nas Bolsas de Valores – do mundo inteiro. Os investidores não fugiram do dolar ou dos titulos emitidos pelo Tesouro dos Estados Unidos como previram alguns analistas e orgãos da imprensa logo depois de a agencia Standar and Poors divulgar sua decisão de reduzir a qualidade de credito destes titulos. Pelo contrário, a demanda pelo dolar aumentou, provocando uma valorização importante da moeda americana contra as chamadas moedas alternativas como o real, e a taxa de juros dos treasuries caiu a niveis ainda mais baixos em função de uma verdadeira corrida por estes papeis. Isto ocorreu – na minha opinião – pela razão de que não existem ainda duvidas quanto a capacidade dos Estados Unidos de honrar o pagamento de sua divida publica, aliás obrigação inscrita na Constituição americana. Os mercados acreditam que o governo dos Estados Unidos - seja ele de qualquer matiz partidario – irá lidar com responsabilidade nesta questão, fazendo ao longo dos próximos anos o ajuste fiscal que se faz necessario hoje.

Mas então por que as bolsas americanas cairam mais 6% hoje? Exatamente porque, para resolver a questão fiscal na maior economia do mundo, será necessario uma redução de despesas publicas e um aumento de impostos de grandes proporções ao longo dos próximos anos. E este movimento, em um momento de grande fraqueza do setor privado, deve funcinar como um freio adicional ao crescimento economico, criando quase certamente uma nova e profunda recessão. ISTO PRECISA SER ENTENDIDO PELO LEITOR: AS BOLSAS AMERICANAS CAIRAM POR MEDO DA RECESSÃO E NÃO DE UM CALOTE DO TESOURO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário