quinta-feira, 7 de abril de 2011

SOLIDARIEDADE, PASSE ADIANTE

Texto enviado por Anabela Lima.


Gosto dessa frase, não por ela já ser tão comum, mas por levá-la tão a sério. 
Estudei três anos de minha vida em colégio religioso. Dele tirei muitas lições de vida que vou levar pra sempre comigo. Aprendi a respeitar o próximo, a tratá-lo com amor, a ser uma pessoa melhor. E hoje posso dizer, eu consigo ser uma pessoa melhor!
Através dessa minha renovação, entendi que devemos ter o que precisamos, mas se temos de sobra, porque não doar à quem necessita? Nesse ponto, vemos um valor que muitos se apegam, o valor material, em que quanto mais você compra, quanto mais você tem, mais você quer, mais você compete pra ter o melhor, mas você acaba entrando num vicio de consumismo. 
E pra que ter tanta coisa se um dia teremos que nos desfazer de todas elas? Eu admito, eu gosto bastante de coisas boas, mas tenho limite. E a partir desse limite tenho percebido que não importa o que a gente têm, mais sim o que somos e o que fazemos. E era neste ''o que fazemos'' que eu queria chegar. 
Será que fazemos muito para nos tornar uma pessoa melhor? Qual o tamanho da nossa solidariedade? 
Devemos amar ao próximo assim como eles devem nos amar, devemos ajudar ao próximo assim como eles podem nos ajudar. As vezes temos tantas coisas e vemos tanta gente necessitada que não tem nem acesso aos meios de informações que possam mostrar o que são nossas coisas. É muito difícil conviver com isso. E mais difícil ainda é acreditar que existem pessoas de alta classe que não fazem questão alguma de mudar essa realidade, de ser solidário, de dá uma mínima ajuda à quem precisa. Existem tantas maneiras de ser solidário. Passar um meio dia em uma creche brincando ou em um asilo conversando, fazer doações mensais à essas instituições, participar de movimentos sociais.
É preciso praticar a solidariedade ajudando a quem precisa, pois um dia você também pode precisar de ajuda, você pode ser o próximo a precisar de amigos, por isso, seja solidário, ajude à quem precisa. Seja uma pessoa melhor!

Eu vejo assim.

Um comentário:

  1. Adoro a forma como algumas pessoas vêem o mundo e adimiro mais ainda uma pessoa tão jovem como sua filha ter essa total dedicação em ajudar o proximo, você deve se orgulhar dela!

    ResponderExcluir