quarta-feira, 13 de abril de 2011

80 ANOS DE ROSA DE LOURDES

Enviado por Maria José Carvalho de Araujo 
             S6304658.JPG   

S6304642.JPG
A ROSA MAIS VISTOSA
Nesta casa de fazenda, no dia 17 de novembro de 1987 reuniram-se 14 filhos, netos, bisnetos e amigos de seu Dudu para festejar os seus 90 anos. Passaram-se 23 anos e hoje, dia 10 de abril de 2011, voltamos a nos reunir, na mesma casa de fazenda, desta vez para comemorar os 80 anos de Rosa de Lourdes, filha de seu Dudu. Mais uma vez a alegria e a felicidade tomam conta do coração de toda uma família.
Rosa de Lourdes nasceu no dia 04 de abril de 1931, sendo a sexta filha do casal José Ferreira de Carvalho e Ester Rodrigues de Carvalho. Viveu algum tempo na cidade de Santa Cruz, vindo depois morar na fazenda Santo Antônio, na zona rural do mesmo município. Aproveitou muito sua infância e juventude ao lado dos seus 10 irmãos: Genival, Maria, Ozanita, Agenor, João, Pedro, Antônio, Joaquim, Marcelo e Terezinha, mesmo tendo a distância os separado muito cedo, visto que alguns dos irmãos tiveram que se mudar pra poder batalhar pelo futuro. Em 1944 sua mãe veio a falecer, causando triste perda a toda a família.
Na sua mocidade, foi noiva pela primeira vez do seu primo Geraldo Pessoa, casamento que acabou não acontecendo. Arranjou outro noivo, Manoel Rodrigues, também seu primo. Durante este noivado, Rosa conheceu Francisco de Assis Damascena, por quem se apaixonou perdidamente. Para escapar do compromisso com seu primo, Rosa fugiu com o seu amor “Paizoca”, em fevereiro de 1953. Esse amor rendeu 3 frutos: Newman, Fernando e Tuca.
Neste mesmo ano, o seu pai, seu Dudu, casava-se com Maria Aparecida de Carvalho, de onde surgiriam mais 6 filhos: Dedé, Nenem, Nenzinha, Penha, João e Carlinhos. Essa nova família uniu-se aos outros 11 irmãos, formando um grande laço de fraternidade que jamais os separou.
Rosa de Lourdes começou a vida ao lado desse marido fazendo pequenas peças de confecção, passando depois, junto a sua sogra Dona Mariinha, uma pequena loja de confecções. Em seguida, começou a vender tecidos, até chegar ao seu atual negócio, de descartáveis e embalagens. Rosa separou-se de “Paizoca” quando percebeu que o relacionamento não podia mais dar certo. Tal separação não fez com que ela perdesse a alegria da vida e nem a garra de lutar por seus filhos. A partir daí, Rosa passou a viver em torno da felicidade de seus netos, 10 na verdade, que foram os maiores presentes dados por seus filhos.
Se antes Rosa se dizia “viúva de marido vivo”, no dia 19 de outubro de 1994 Paizoca veio a falecer em função de um ataque cardíaco. A separação de outros tempos não impediu que o sentimento pela perda daquele que um dia foi seu grande amor brotasse no coração dessa Rosa, passando agora realmente a ser uma viúva de fato.
O tempo passou e com ele veio a idade, embora parecesse que para Rosa ela ainda não havia chegado. Passou a fazer parte de um grupo da melhor idade na cidade de Santa Cruz, com o qual viveu inesquecíveis momentos em festas e viagens. Numa dessas viagens, na cidade de Juazeiro, Rosa foi até estrela de uma reportagem que o Fantástico realizou, recebendo toda a atenção do repórter, com direito a encerrar a reportagem descendo um tobogã ao lado do novo amigo famoso.
Em 2009, Rosa recebeu um novo presente: um bisneto, José Rodrigues da Rocha Bisneto, filho do seu neto Rocha Neto.
Em novembro de 2010 Rosa foi eleita Miss da Melhor Idade no Clube da Integração. O título não poderia estar em melhores mãos, já que em 1975 Newman também havia sido eleita Miss, a Miss Rio Grande do Norte. A beleza realmente é hereditária, pois todos os Lourenço nasceram com esse gene.
Não a toa, até hoje Rosa recebe recados de um primo, Manoel Rodrigues, aquele que um dia foi seu noivo na juventude e que agora está viúvo. São constantes os convites do ex-noivo para que ela o visite, certamente na esperança de ainda reatar aquele romance. Na flor dos seus 80 anos, Rosa continua despertando muitas paixões.
No dia de hoje os seus irmãos vieram dos mais distantes lugares para prestigiar essa data especial, arquitetada em segredo para surpreendê-la, esta Rosa vistosa que enfeita e alegra a vida de muitos a sua volta. Comemoramos todos juntos, irmãos, filhos, netos, bisneto, primos, parentes e inúmeros amigos que querem sinceramente desejar: FELIZ ANIVERSÁRIO, ROSA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário