quarta-feira, 15 de agosto de 2012

CAMPANHA EM PAU DOS FERROS


Gaudêncio Torquato

Um burrinho baixinho

José Fernandes de Melo, médico, ex-deputado estadual por diversas legislaturas no RN, ex-prefeito de Pau dos Ferros, principal cidade do extremo oeste, fazia suas campanhas à base de receitas médicas e muita verve. Por onde passava, costumava fazer uma brincadeira com os eleitores. Por ocasião de sua última eleição para prefeito, nos meados da década de 80, comemorando a vitória numa festa no meio do povo, foi insistentemente abordado por uma eleitora, que lhe pedia um burrinho para ajudá-la nas tarefas da roça. 

O prefeito não perdeu a chance de fazer mais uma de suas brincadeiras. "Que tipo de burrinho a senhora quer ? Pode ser um burrinho baixinho, meio gordo, um pouco velho" ? A mulher respondeu : "pode ser, sim, doutor José". E ele : "pode ser um burrinho que dá muito coice quando chegam perto dele" ? Resposta : pode, sim. O médico, ligeiro, dobrou-se, mãos e joelhos no chão, e arrematou : "pois está aqui ele, dona Maria, pode montar". A mulher, encabulada, sob as gargalhadas do povo, saiu de fininho.  

(Zé Fernandes, casado com minha irmã, Lindalva Torquato Fernandes - já falecidos-, que foi deputada estadual, prefeita de Pau dos Ferros e ministra do Tribunal de Contas do Estado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário