domingo, 1 de julho de 2012

OS MITOS DA PERDA DE PESO

Terra

Confira 10 mitos relacionados à perda de peso

 Foto: Getty Images

 “Comer à noite engorda”, “fome é sinal de que precisa de comida”, “exercício deixa a pessoa cansada”. Esses são apenas alguns dos muitos mitos que atrapalham a perda de peso. Confira abaixo 10 deles, listados pelo site da revista americana Shape:
Mito: Comer à noite engorda
Fato: Se a sua ingestão total de calorias é apropriada para a perda de peso e sua manutenção, pode se beneficiar ao comer algo depois do jantar, segundo o nutricionista Joni Rampolla. Para manter os níveis de energia em alta, é melhor repartir as calorias ao longo do dia. Procure comer algo a cada duas ou três horas, o que estabiliza os níveis de açúcar no sangue. O lanche de fim de noite deve ter, no máximo, 200 calorias.

Mito: Fome é sempre sinal de que o corpo precisa de comida
Fato: O corpo comumente envia sinais de fome até quando está desidratado e privado de sono, alertou o nutricionista Joni Rampolla. Portanto, analise se bebe água suficiente e dorme bem.

Mito: Perder peso é mais difícil que mantê-lo longe
Fato: Mais de 90% das pessoas que investem em dietas recuperam o peso perdido (ou mais) ao terminar o plano, de acordo com o nutricionista Joni Rampolla. Se voltar a comer o que costumava antes de eliminar os quilos extras, acaba engordando porque o corpo mais magro requer menos calorias para funcionar. Além disso, se a dieta não inclui proteína suficiente, perde massa muscular, o que diminui o metabolismo.

Mito: Exercício deixa a pessoa cansada
Fato: À medida que o corpo fica em melhor forma, a maioria das pessoas sente que o exercício lhes dá mais energia que antes. Atividade física regular pode ajudar também a combater a fadiga, melhorar o sono e reduzir o estresse, disse a personal trainer e nutricionista Gina Crome.

Mito: Exercitar compromete muito tempo
Fato: Para manter o peso saudável, vale se exercitar de 20 a 40 minutos na maioria dos dias da semana. Se seu objetivo é perder peso, é aconselhável que reserve 45 a 60 minutos por dia, segundo a personal trainer e nutricionista Gina Crome.

Mito: Para eliminar a gordura da barriga, devo fazer abdominais
Fato: O tipo de exercício que faz não afeta o número de células de gordura em uma área específica, informou a personal trainer e nutricionista Gina Crome. Mesmo se fizer 100 abdominais diariamente, sem alimentação adequada, qualidade de sono e uma rotina de exercícios, nunca alcançará uma barriga lisa. Só vai desenvolver os músculos da área, mas isso não equivale a perda de gordura. Quando o corpo fica com menos gordura, elimina de todas as regiões ao mesmo tempo.

Mito: Não pode comer carboidratos à noite
Fato: Essa afirmação é baseada na crença de que, como os carboidratos são fonte de energia, não devem ser ingeridos quando está inativo, realidade da maioria das pessoa à noite. Mas o nutricionista John Bosse lembrou que muitos têm horários atípicos ou se exercitam regularmente após o trabalho e, portanto, se beneficiam ao consumir quantidades adequadas de carboidratos à noite.

Mito: Puxar mais peso faz com que fique muito musculoso
Fato: A menos que esteja tomando substâncias proibidas que alterem o seu perfil hormonal (esteroides anabolizantes), é altamente improvável que ganhe grandes quantidades de músculo, afirmou o nutricionista John Bosse.

Mito: Sucos desintoxicantes redefinem o metabolismo e eliminam de vez os quilos a mais
Fato: O problema dos sucos desintoxicantes é que são uma solução temporária, porque não ensinam hábitos alimentares equilibrados, que são responsáveis pela perda de peso e manutenção, explicou a nutricionista Kristen Carlucci.

Mito: Todos os carboidratos são inimigos
Não são os carboidratos em si que causam ganho de peso, mas o fato de que é difícil para muitos conseguir controlar o tamanho das porções, revelou a nutricionista Kristen Carlucci. Em vez de cortar carboidratos completamente, procure por massas e pães feitos com grãos integr

Nenhum comentário:

Postar um comentário