quarta-feira, 1 de junho de 2011

CARTA À AMANDA

Francisco Sales Felipe (Advogado)
                            




Os sonhos não podem ser demolidos. Eles se azulam no rumo do infinito. A ignorância se assemelha aos sargaços deixados pelo mar na areia. É o mar soluçando e essas algas enchendo as nossas praias.

Amanda, a nação assiste, ao mesmo tempo, à divindade de sua resistência e à demolição do patrimônio público pelos que se entregaram aos lençóis da FIFA. No mercado da cartolagem, em cada canto há um audacioso.

Estava arrumando meu matolão - e nele colocando o sonho de voltar ao meu sertão para sossegar minha alma ante tantas desilusões - quando vi sua imagem e ouvi sua voz firme e compassada. Naquela hora, Amanda,  deixei meu saudosismo compulsivo, e um riacho de vontade de resistir me banhou. E sob aquelas cascatas me chegaram logo os aromas das flores-de-cachoeira da nossa terra.

"Royal Cinema", "Serenata do Pescador" e "A Desfolhar Saudades", de repente, ressurgiram como sons musicais para te louvar, Amanda,  e pelos teus sonhos irão por aí espargindo a canção: Amando Natal. Amanda, Natal!

Nísia Floresta e Palmira Wanderley, intercedei, junto a Deus, por todos nós. Diante de  Marize Castro, Diva Cunha, Iracema Macedo e Carmen Vasconcelos - poetas de versos tão sublimes - o atrevimento e a bajulação dos demolidores afirmam que o lugar de educador não é na biblioteca. Eis, portanto, o teor da nossa intercessão: Deus onipotente, afastai de seus filhos os fazedores de promessas - estas sempre renovadas e por isso denunciadoras de que a espera por esse dia que nunca vem  se transformará, inevitavelmente, numa angústia que, uma vez represada, um dia explodirá em gritos divinais. Dai-nos, senhor Deus, a verdade, a coragem de dizê-la e a ternura de Amanda quando os aventureiros chegarem de marreta em punho para destruir o nosso "Poema de Concreto".

Eles, Amanda, permitiram que o antigo casario de nossa Ribeira - linhas arquitetônicas de uma época de estação de trem e maria-fumaça - ruísse. E hoje o que nos resta daquele tempo?

Não! A minha Natal, a nossa Natal não aceitará a presença desses cartolas que pretendem, acintosamente, sujar a honra da terra onde nasceu Amanda.

Finalmente, Amanda, digo-lhe com a firmeza herdada dos nossos antepassados. É bom ser honesto e assistir às suas aulas.

Que Deus nos ilumine na salvação da Educação do nosso Rio Grande do Norte.








2 comentários:

  1. "Que saudade da professorinha ) QUE ME ENSINAVA o be-a-ba."
    Antes as professoras passavam mais de 20 anos na sala de aula de fato, não existia stress,depressão, etc.
    Quanto tempo Amanda passou em sala de aula de escola publica?

    ResponderExcluir
  2. A título de informação. E a quem interessar possa:o pronunciamento da Profª Amanda na Assembléia Legislativa do Rio Grande do Norte não foi uma peça pontual, construída para aquela ocasião. Nem tão pouco o seu pronunciamento foi num pulsar de emoção. Aquelas palavras foram proferidas por quem ao longo do tempo pautou a sua vida vida nas veredas da cidadania. A passagem de Amanda na presidência do Centro Acadêmico do curso de Letras da UFRN, e/ou de qualquer curso de qualquer universidade é um privilégio de poucos. Somente e quase que somente os que teem compromisso com a sociedade se doam ao front das lutas estudantis e da sociedade. Quem foi estudante e não militou no movimento estudantil talvez nem entenda o que tento dizer. O que importa é o compromisso... diga-se de passagem que Amanda também militou no DCE -Diretório Central de Estudantes da UFRN, e já tentou por duas vezes ser presidenta do SINTE/RN. Isso é um privilégio de poucos.
    Na luta pela democracia não existe espaço para quem não entende o ser humano em sua plenitude. Quem é Amanda? Para um bom entendedor, apenas, um simples pronunciamento basta.

    ResponderExcluir