terça-feira, 8 de novembro de 2011

PESQUISA NA VENEZUELA

Oglobo

Chávez mantém popularidade em alta, mas 50% querem mudança de governo, diz pesquisa.

Chávez, na segunda-feira, em reunião com o chanceler Antonio Patriota, em Caracas - Reuters

RIO - Embora Hugo Chávez mantenha sua popularidade em alta depois de um 2010 de crise, pesquisa divulgada nesta terça-feira pelo jornal "El Universal" indica que 50% dos venezuelanos querem uma mudança de governo e consideram que o presidente não deveria ser reeleito na votação de 2012. De acordo com a sondagem, realizada pela consultora Alfredo Keller y Asociados, Chávez tem 57% de aprovação, contra 37% de rejeição.

Embora o resultado seja favorável ao presidente, a maior parte da população acredita, segundo a pesquisa, que seu governo não resolveu os principais problemas do país. A insegurança é a principal preocupação de 85% dos entrevistados, para os quais a situação neste quesito piorou. Em seguida, aparecem o custo de vida (criticado por 69%), o tráfico de drogas (citado por 68%), a corrupção (lembrada por 64%) e o desemprego (mencionado por 63%).

De acordo com a pesquisa, o vice-presidente, Eliás Jaua, seria o candidato do governo com maior aceitação (34%) caso Chávez não dispute as eleições de 2012. O governo do estado de Barinas, Adán Chávez, irmão do presidente, teria 13% de apoio, e o chanceler, Nicolás Maduro, ficaria com 9%.

Em relação à oposição, a pesquisa indica que Henrique Capriles tem o maior potencial de aceitação entre opositores, com 91% de apoio. Leopoldo López aparece como o segundo na preferência dos oposicionistas. Em seguida vê, Pablo Pérez e María Corina Machado, com 82% de popularidade.

A sondagem consultou 1.200 pessoas, durante o período de julho a setembro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário