terça-feira, 22 de novembro de 2011

NOVO TRATAMENTO PARA DIABETES

Veja
Ácido graxo natural pode equilibrar controle da glicose em diabéticos
Diabetes: novo medicamento à base de um ácido graxo poderá ajudar a reduzir os efeitos colaterais


Um recente estudo do Instituto de Pesquisa Van Andel (VARI, na sigla em inglês), nos Estados Unidos, publicado no Journal of Biological Chemistry, aponta que um ácido graxo natural pode servir como um regulador dos níveis de açúcar no sangue. A descoberta pode levar ao desenvolvimento de novos tratamentos e drogas mais seguras no combate ao diabetes, já que alguns medicamentos usados hoje apresentam efeitos colaterais inesperados, como o ganho de peso.


Durante o estudo, descobriu-se que o ácido decanóico, um ácido graxo saturado também conhecido como ácido cáprico, age como um modulador de uma sub-família de receptores nucleares  que tem um papel fundamental no metabolismo da glicose e dos lipídeos.
O ácido decanóico ocorre naturalmente no óleo de coco e no óleo de palmiste (derivado da amêndoa da palma), assim como no leite e na gordura de alguns mamíferos. Ele é usado na síntese orgânica e é comum na produção de perfumes, lubrificantes, graxas, borrachas, tintas, plásticos e em aditivos alimentares e farmacêuticos.
Tratamento — "Nós estudamos um receptor nuclear (PPARy) que tem um papel fundamental no metabolismo da glicose e do lipídeo e é o alvo molecular da tiazolidinediona (TXD), uma classe de drogas contra o diabetes que tem demonstrado efeitos colaterais negativos, como ganho de peso, retenção de fluídos e aumento dos riscos cardiovasculares", diz H. Eric Xu, diretor do Centro para Estrutura Biológica e Descoberta de Drogas do VARI.
Segundo o especialista, os estudos mostraram que o tratamento com o ácido decanóico melhora a sensibilidade à glicose, sem o ganho de peso. "Esses resultados sugerem que o ácido decanóico pode ajudar a desenvolver tratamentos mais eficientes e também mais seguros", diz Venkata R. Malapaka, coordenadora do estudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário