sábado, 22 de outubro de 2011

DOENÇA DO ALCOOLISMO

 Felix Santiago de Souza

O alcoolismo é uma doença incurável, progressiva e fatal. É uma doença física, mental e espiritual. É a doença da Família onde mesmo não bebendo todos sofrem.Beber durante muito tempo causa uma série de problemas que afetam o fígado, o sistema nervoso, o coração e o cérebro. O excesso de álcool também contribui para o aparecimento da pressão alta, problemas estomacais, sexuais, osteoporose e câncer. Além disso, o alcoolismo pode levar à violência, pode trazer dificuldades de relacionamento em casa com a família e no trabalho, perde o crédito, a confiança, pode causar acidentes, como os de trânsito, cair de uma escada... ser assaltado...maltratado... O abuso ou a dependência do álcool podem se desenvolver rapidamente ou de maneira gradual, progressiva em sua vida. No começo, beber pode parecer algo extremamente normal, uma vez que muitas pessoas têm esse hábito. Aproximadamente 90% da população podem beber controladamente e não desenvolver a doença do alcoolismo sem nenhum problema. Segundo a Organização Mundial da Saúde OMS, os 10% das pessoas, no entanto começam bebendo socialmente e progridem para um estágio de dependência do Álcool.Com o passar do tempo, doenças mentais costumam aparecer, como a depressão, transtorno bipolar, síndrome do pânico e distúrbio de ansiedade. Ainda que beber possa num primeiro momento, dar a sensação de amenizar os efeitos desses transtornos, na verdade é pura ilusão, o álcool só agrava a doença.É preocupante para as famílias que têm filhos em escolas que promovem festas de formatura onde jovens de 15 anos abusam da bebida alcoólica. Estatisticamente está comprovado que 20% desses jovens não chegarão à vida adulta.

Como se livrar do problema do alcoolismo?

Primeiro é admitir a impotência perante o álcool – que com um copo na mão a pessoa perde o domínio da sua vida. Em seguida, dependendo do grau do seu alcoolismo, deve procurar um médico e um psiquiatra de sua confiança, para um tratamento numa clinica para dependentes químicos ealcoólicos.Depois que o álcool for abolido do seu organismo e da sua vida, deve procurar os grupos de ajuda de Alcoólicos Anônimos na sua cidade.Sozinho ninguém consegue. É necessário um trabalho de segmento, cuidando da reintegração social, uma luta diária de reconquistas com a ajuda e apoio da família é fundamental. Porque sem isso, a taxa de recaída é altíssima, cerca de 90% volta a beber antes de quatro anos.Por isso, só por hoje deve evitar o primeiro gole, de vinte quatro em vinte quatro horas permanecer sóbrio, para poder ajudar outras pessoas que ainda sofrem dessa doença.

A Família é quem mais sofre.

Na escola sempre nos ensinaram que a família é a célula mater da sociedade, onde é o início de tudo, onde começa a formar o cidadão, o homem de bem, o pai exemplar.De acordo com o histórico da humanidade, sabe-se que a lisura familiar nem sempre responde pelos atos dos seus parentes.

        Uma vez instalada a doença do alcoolismo em pelo menos um de seus membros, toda a família padece. Principalmente quando está célula forte quiser esconder o problema.Somente aquelas pessoas que convivem com os doentes do álcool ou aquelas que já perderam um ente querido, pai, mãe, filhos, irmãos, sabem o quanto é dolorida e degradante essa caminhada. Todas estão marcadas por profundas cicatrizes que não se apagarão jamais.

      “A família é um corpo e quando falta um membro, sobrecarrega os demais que choram a sua ausência”, (Alcoólico Anônimo).

      Todas as pessoas que passam pela nossa vida, não passam por acaso, elas vieram para amar e ser amadas...
Com o suor do nosso rosto compraremos o pão nosso de cada dia e sustentaremos a nossa família. Se nós somos garis (peão de prefeitura), catadores de papel, zeladores, jardineiros, pedreiros, pintores, eletricistas, mecânicos, médicos, professores, gerentes ou um grandes empresários, somos seres humanos como qualquer outro. O importante é que o trabalho bem feito pelo profissional sério e honesto, só aumentará o seu crédito e a sua dignidade. Não importa a sua raça, cor ou credo, não importa se você mora na roça ou na cidade, não interessa se você é analfabeto ou doutorado, o que realmente importa é que você com sobriedade, sem os vícios do alcoolismo e outras drogas, seja um herói para seu filho, o espelho de pai exemplar, profissional responsável que muito bem representa a sua classe e por isso você é uma pessoa importante e de muito sucesso. Porque a doença do alcoolismo não  escolhe suas vitimas, é preciso vigiar sempre, a cada vinte e quatro horas.
Bem sabemos que nós seres humanos não somos iguais, pensamos e agimosdiferentes uns dos outros, basta conferir a nossa digital, nenhuma é igual à outra. Fomos apenas feitos a imagem e semelhança de um Poder Superior a quem chamamos de Deus.

2 comentários:

  1. Como enfrentar esse problema inicialmente? Quais são chances de tratar este assunto tão traumático e estigmatizante? http://jornalhajafigado.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. ...Todas as afirmativas se encontram no início desse capítulo e denotam o quão difícil e delicado é o trabalho de aproximação, exigindo de todos os envolvidos bastante paciência por se tratar de uma pessoa gravemente adoecida. Além disso, há a manifestação de todos os sintomas já conhecidos: negação, controle, justificação, desordem emocional, etc. Todos os seus instintos naturais gritam contra a ideia da impotência pessoal.

    ResponderExcluir