quinta-feira, 16 de junho de 2011

LULA CANCELA VIAGEM POR MEDO DE REPRESÁLIA

Do Diário do Nordeste


Brasília. O ex-presidente Lula cancelou sua ida à Itália prevista para o fim do mês por temer manifestações políticas e populares de hostilidade devido à decisão brasileira contra a extradição do terrorista italiano Cesare Battisti.

A viagem para Roma seria para um seminário sobre agricultura no dia 24 e para a eleição do novo diretor-geral da agência da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO, na sigla em inglês). Em vez de trunfo, entretanto, Lula poderia passar a ser um obstáculo à vitória do brasileiro José Graziano para suceder o senegalês Jacques Diouf.

Ontem, o ministro italiano das Relações Exteriores, Franco Frattini, afirmou que Lula foi o responsável pela não extradição de Battisti. "Quem errou foi única e exclusivamente o ex-presidente Lula", acusou. A liberação de Battisti no dia 8 de junho provocou duras reações das autoridades e de familiares de vítimas de extremismo na Itália.

Frantini anunciou que a Itália dará o primeiro passo para entrar na Justiça Internacional contra o Brasil até o próximo dia 25, quando será apresentada a demanda ao Comitê de Conciliação, o que representa uma"prévia ao recurso no Tribunal Internacional de Haia.

Um dos argumentos italianos será a "clara violação ao tratado bilateral" entre Brasil e Itália, que prevê a extradição de criminosos de ambos os países. Como mais um sinal de repúdio à decisão brasileira, a cidade italiana de San Polo di Piave, na região do Vêneto, suspendeu o projeto de geminação com o município catarinense de Arroio Trinta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário