segunda-feira, 26 de novembro de 2012

O TIGRE NA SOMBRA

O Estado de S.Paulo

'Palavras são como caramelos', diz escritora Lya Luft

Lya Luft  - Divulgação

Lya Luft não escrevia um romance desde O Ponto Cego, lançado em 1999. Ao longo desses 13 anos, ela lançou um livro de contos (O Silêncio dos Amantes, de 2008) e se consolidou como uma autora de imensa notoriedade, especialmente por criar pequenos ensaios que, graças à sua forma predileta de se dirigir ao leitor (direta e coloquial), não apenas revelam suas perplexidades, como também focam o drama existencial humano - o fruto mais célebre éPerdas e Ganhos, de 2003, que encabeçou a lista dos mais vendidos durante 113 semanas.

Agora, Lya retoma a escrita de fôlego com O Tigre na Sombra (Record), delicado romance sobre Dolores, conhecida como Dôda, que, ao nascer com uma perna mais curta, luta para vencer as barreiras sentimentais e pessoais impostas por essa deficiência. Ao seu redor, circulam a irmã Dália, bela mas com um destino desastroso; a mãe, que vive a exaltar os defeitos de Dôda; o pai, carinhoso com ela mas um homem atormentado, que dorme com um revólver debaixo do travesseiro; e a avó, Vovinha, que oferece tranquilidade nos momentos mais atribulados.

Tímida, Dôda projeta na imagem que vê no espelho a mulher perfeita que gostaria de ser. Acredita também na presença de um misterioso tigre de olhos azuis. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário