sábado, 9 de abril de 2011

100 DIAS DE GOVERNO

Em todo o Brasil,os governantes eleitos em 2010 estão completando 100 dias de governo.
A Presidente Dilma tem mostrado personalidade e aos poucos vai impondo a sua maneira de governar sem jogar pra plateia,como fazia seu antecessor. Apesar de manter a mesma linha,percebe-se,claramente que o tom é outro.
No Rio Grande do Norte,a Governadora Rosalba,insiste em olhar para o retrovisor e falar em dívidas passadas.
Quanto ao futuro,sem uma linha definida de planejamento de governo,contenta-se em dar continuidade aos projetos elaborados e viabilizados nos governos passados de Wilma e Iberê,que são: Copa do Mundo 2014,Aeroporto de São Gonçalo,Energia Eólica e Barragem de Oiticica.

CHUTE

1."Pegou o inverno" !

2. O ex-governador Iberê Ferreira, deverá mesmo ocupar uma diretoria do Banco do Nordeste, em Fortaleza.

3. O ex-prefeito de Maxaranguape, Amaro Saturnino deverá deixar o PSDB depois de mais de vinte anos de militância no partido. É que Amaro pensa em se candidatar a prefeito de Ceará Mirim e quem comanda o partido naquela cidade é Clécio Santos,que não aceita a candidatura dele.

4. O agrônomo Ilo Marinho, também deverá deixar o PSDB de Tangará. Lá quem comandará o partido é Theodorico Neto,adversário de Ilo.
A vereadora Aninha,espôsa de Ilo, deverá permanecer no partido para não correr o risco de perder o mandato.
Ilo gostaria de migrar para o PMDB, partido pelo qual iniciou a militância política no município,mas deverá seguir a orientação de Gija,que indicará o novo rumo.

5. A catraca do bosque continua e o volume de carros na pista de caminhada aumentou.
Em dia de chuva no bosque é mais fácil patinar do que caminhar.


sexta-feira, 8 de abril de 2011

DESPEDIDA DO TREMA


Texto enviado por Rosany Freitas 
Estou indo embora. Não há mais lugar para mim. Eu sou o trema. Você pode nunca ter reparado em mim, mas eu estava sempre ali, na Anhangüera, nos aqüíferos, nas lingüiças e seus trocadilhos por mais de quatrocentos e cinqüentas anos. 
Mas os tempos mudaram. Inventaram uma tal de reforma ortográfica e eu simplesmente tô fora. Fui expulso pra sempre do dicionário. Seus ingratos! Isso é uma delinqüência de lingüistas grandiloqüentes! 
O resto dos pontos e o alfabeto não me deram o menor apoio.A letra U se disse aliviada porque vou finalmente sair de cima dela. Os dois pontos disse que sou um preguiçoso que trabalha deitado enquanto ele fica em pé. 
Até o cedilha foi a favor da minha expulsão, aquele C cagão que fica se passando por S e nunca tem coragem de iniciar uma palavra. E também tem aquele obeso do O e o anoréxico do I. Desesperado, tentei chamar o ponto final pra trabalharmos juntos, fazendo um bico de reticências, mas ele negou, sempre encerrando logo todas as discussões. Será que se deixar um topete moicano posso me passar por aspas? A verdade é que estou fora de moda. Quem está na moda são os estrangeiros, é o K e o W, "Kkk" pra cá, "www" pra lá. 
Até o jogo da velha, que ninguém nunca ligou, virou celebridade nesse tal de Twitter, que aliás, deveria se chamar TÜITER. Chega de argüição, mas estejam certos, seus moderninhos: haverá conseqüências! Chega de piadinhas dizendo que estou "tremendo" de medo. Tudo bem, vou-me embora da língua portuguesa. Foi bom enquanto durou. Vou para o alemão, lá eles adoram os tremas. E um dia vocês sentirão saudades. E não vão agüentar! 
Nós nos veremos nos livros antigos. Saio da língua para entrar na história. 

Adeus, 
Trema.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

SOLIDARIEDADE, PASSE ADIANTE

Texto enviado por Anabela Lima.


Gosto dessa frase, não por ela já ser tão comum, mas por levá-la tão a sério. 
Estudei três anos de minha vida em colégio religioso. Dele tirei muitas lições de vida que vou levar pra sempre comigo. Aprendi a respeitar o próximo, a tratá-lo com amor, a ser uma pessoa melhor. E hoje posso dizer, eu consigo ser uma pessoa melhor!
Através dessa minha renovação, entendi que devemos ter o que precisamos, mas se temos de sobra, porque não doar à quem necessita? Nesse ponto, vemos um valor que muitos se apegam, o valor material, em que quanto mais você compra, quanto mais você tem, mais você quer, mais você compete pra ter o melhor, mas você acaba entrando num vicio de consumismo. 
E pra que ter tanta coisa se um dia teremos que nos desfazer de todas elas? Eu admito, eu gosto bastante de coisas boas, mas tenho limite. E a partir desse limite tenho percebido que não importa o que a gente têm, mais sim o que somos e o que fazemos. E era neste ''o que fazemos'' que eu queria chegar. 
Será que fazemos muito para nos tornar uma pessoa melhor? Qual o tamanho da nossa solidariedade? 
Devemos amar ao próximo assim como eles devem nos amar, devemos ajudar ao próximo assim como eles podem nos ajudar. As vezes temos tantas coisas e vemos tanta gente necessitada que não tem nem acesso aos meios de informações que possam mostrar o que são nossas coisas. É muito difícil conviver com isso. E mais difícil ainda é acreditar que existem pessoas de alta classe que não fazem questão alguma de mudar essa realidade, de ser solidário, de dá uma mínima ajuda à quem precisa. Existem tantas maneiras de ser solidário. Passar um meio dia em uma creche brincando ou em um asilo conversando, fazer doações mensais à essas instituições, participar de movimentos sociais.
É preciso praticar a solidariedade ajudando a quem precisa, pois um dia você também pode precisar de ajuda, você pode ser o próximo a precisar de amigos, por isso, seja solidário, ajude à quem precisa. Seja uma pessoa melhor!

Eu vejo assim.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

AÉCIO ESTREIA NO SENADO

Último Segundo:Adriano Ceolin, iG Brasília 

Tucano resgata conquistas do PSDB, reconhece avanços do governo Lula e diz que não confunde "adversário com inimigo"

O plenário do Senado lotou na tarde desta quarta-feira para acompanhar o primeiro discurso do senador Aécio Neves (PSDB-MG), nome da oposição mais cotado até agora para disputar a Presidência da República. A fala do senador, de 22 minutos, foi sua primeira manifestação política desde que voltou ao Congresso, após oito anos como governador de Minas Gerais. Ele criticou o PT e, indiretamente, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. "Ao contrário do que alguns nos querem fazer crer, o País não nasceu ontem", disse.

CATÁLOGO DA CRV

Enviado por Geraldo Melo Filho.

Lançado esta semana no catálogo da CRV - Lagoa, o touro guzerá Genuíno da J. Natal, de parceria nossa do Guzerá EG com o Guzerá do João Natal.
Fechado na linhagem da Fazenda Canoas, Genuíno é filho do Duplo Provado e Líder do Sumário para peso Abaeté S, com uma das mais importantes matrizes da raça nos últimos anos, a maravilhosa Dela S.
Touro Top 0,5% no Sumário, agrega carcaça, desempenho e alto potencial leiteiro. É recomendado para acasalamentos visando produção de bezerros pesados e precoces, assim como para leite e pista.
O preço de lançamento é de R$ 20,00 a dose, diretamente com a CRV Lagoa.

BRASIL ESTÁ FICANDO VELHO ANTES DE FICAR RICO,DIZ BIRD

Fernando Dantas, da Agência Estado
RIO - Relatório do Banco Mundial (Bird) divulgado nesta quarta-feira, 6, mostra que o Brasil envelhece muito mais rápido do que os países desenvolvidos. De acordo com o levantamento, as nações ricas primeiro ficaram ricas; depois, velhas. O Brasil e outros emergentes estão ficando velhos antes de ficar ricos. Enquanto a França levou mais de um século para ter um aumento de 7% para 14% da população acima de 65 anos ou mais, o Brasil passará pelo mesmo processo em duas décadas, de 2011 a 2031.
O documento "Envelhecendo em um Brasil mais velho" alerta que a população idosa no Brasil, que hoje corresponde a 11% da população em idade ativa, em 2050, será de 49%. Em meados da década de 20, a população em idade de trabalhar vai começar a cair, e todo o crescimento populacional brasileiro se dará pelo aumento dos idosos.
Nos próximos 40 anos, a população brasileira como um todo vai crescer a uma média de apenas 0,3% ao ano, enquanto os idosos crescerão a uma taxa de 3,2% - 12 vezes mais. Assim, os idosos, que eram 4,9% da população em 1950 (e demoraram 60 anos para dobrar essa proporção e chegar a 10,2% em 2010), vão triplicar para 29,7% até 2050.
Isso é muito próximo dos 30% de idosos do Japão hoje (o país mais velho do mundo), e é mais do que todos os países europeus atualmente (a média deles é 24%). Em número absolutos, eram 2,6 milhões de idosos brasileiros em 1950, 19,6 milhões em 2010 e serão 64 milhões em 2050.

JANTAR DO SPORT CLUB SANTA CRUZ

Jantar movimentado ontem no Abade,em prol do Sport Club Santa Cruz.
Cinquenta senhas vendidas e com um sorteio por exclusão,os dois últimos concorrentes,Chico Cigano de Santa Cruz e Marcelo Bulhões,representando Dorian (Eit),dividiram o automóvel Clio.
O Presidente da Assembleia Legislativa,Dep.Ricardo Mota e mais os deputados Fábio Dantas,Gustavo Fernandes e George Soares,prestigiaram o evento.
O Dep. Nélter ,comprou a senha mas não compareceu. A bancada dos novos da AL , disseram que o Dep. Dibson Nasser, não foi porque é muito "seguro" e a senha custava R$ 1.000,00.
O grupo combinava a estratégia, para tirar o juízo do Dep. Getúlio Rêgo,líder do governo,na seção de hoje. 

PROIBIDO USO DE CELULARES DENTRO DE BANCOS


Correio do Brasil

A determinação consta da lei 5.939/11, do deputado Domingos Brazão (PMDB), promulgada pelo presidente da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), deputado Paulo Melo (PMDB), após a derrubada do veto do governador Sérgio Cabral ao projeto original, no último dia 30 de março. A medida foi publicada no Diário Oficial do Legislativo desta terça.O uso de telefones celulares no interior de agências bancárias está proibido em todo o Estado do Rio de Janeiro a partir desta terça-feira. A proibição inclui o uso não só de celulares, mas também de rádio transmissores, palmtops e similares. O objetivo é evitar crimes como a chamada “saidinha de banco”.
Brazão explicou a iniciativa em plenário, quando da derrubada do veto.
– É importante que se esclareça que não se trata de uma proibição ao porte dos aparelhos. As pessoas não precisarão deixar os aparelhos ao entrar nas agências. Ele apenas proíbe seu uso, como meio de evitar a incidência de crimes como a ‘saidinha de banco’ –, justificou, citando a prática em que um assaltante passa informações para o cúmplice, que assalta, do lado de fora da agência, pessoas que fizeram saques.
Brazão informou ainda que a proposta se inspirou em lei que causou a redução em 20% desse tipo de crime na Argentina.
– E há locais no Brasil, como Curitiba, em que medidas semelhantes já foram adotadas com sucesso –, afirmou.

terça-feira, 5 de abril de 2011

NOVIDADE NO BOSQUE

Hoje o Bosque dos Namorados, amanheceu com uma novidade : Uma catraca
Isso mesmo,uma catraca.Todos se perguntavam porque a colocação de uma catraca,para entrada no parque a partir das 4:30hs da manhã ?
Os que ali caminham,na maioria idosos, fizeram sua ficha com direito a crachá verde (antes era vermelho) e são cidadãos natalenses usufruindo,para o bem de sua saúde,de um parque público, portanto bancado pelos impostos que cada um paga.
Os frequentadores não podem mais entrar pelo portão principal, coitado dos gordinhos que são obrigados a se espremerem na bendita catraca,entretanto, o trânsito de carros de funcionários e policiais , logo cedo da manhã, é intenso,não só atrapalha os caminhantes,como polui o ambiente,e é autorizado pelo Idema.
Quero só ver até quando a catraca irá resistir.

PRESIDENTE DA VALE SERÁ MURILO FERREIRA

Diário do Nordeste.

São Paulo. Os controladores da Vale escolheram o executivo Murilo Ferreira como presidente da maior empresa privada do País e segunda maior mineradora do mundo. Ele substitui Roger Agnelli, que em julho completaria dez anos no cargo. A escolha surpreendeu o mercado. O mais cotado era o diretor-executivo de Metais Básicos da companhia, Tito Martins.

Ferreira é ex-funcionário da Vale. Trabalhou na companhia duas vezes. Na última, de 1998 até 2009, quando presidia a Vale Inco no Canadá. Segundo fontes que acompanham o processo, Ferreira era o candidato da presidente Dilma Rousseff. Os dois se conheceram quando ele era presidente da Albrás, fabricante de alumínio, e Dilma, ministra das Minas e Energia. A vale teve lucro de R$ 30 bilhões no ano passado e tem R$ 24 bilhões no orçamento para investir neste ano.

Formalmente, o nome de Ferreira deve passar pelo conselho de administração da holding que controla a Vale e precisa ser aceito pelo novo conselho de administração, que será aprovado em 19 de abril. No mês que vem, o conselho, renovado, sacramenta a escolha dos acionistas. Na prática, ele já é o novo presidente.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

SPORT CLUB SANTA CRUZ




Amanhã no Abade,haverá um jantar de adesão promovido pelo Sport Club Santa Cruz,com direito ao sorteio de um automóvel Renault Clio.
O Deputado Tomba Farias, presidente do Santa Cruz, espera o comparecimento dos amigos e conterrâneos, no intuito de levantar recursos para preparar o time, visando a disputa do campeonato estadual,com o time vencedor do segundo turno.
Matemáticamente o Santa Cruz ainda pode ser o campeão do segundo turno e levar sem disputa a taça estadual,mas, com dois empates e uma derrota, fica muito difícil.

INSEGURANÇA TOTAL



O poeta Plínio Sanderson,é um Saldanha das Esperas,nascido nos rincões do Seridó.
Neto de Marinheiro Saldanha,homem valente e Coronel  fazendeiro lá pras bandas de Jardim de Piranhas.
Plinio é dócil e gente boa,gosta de poesia, de um bom papo e uma boa dose de caranguejo,que ele carrega num "burrinho"(garrafinha de cachaça) pra onde vai. 
Ele gostava muito de falar do seu recanto sagrado que é a casa de Santa Rita, aonde ele vai quase todo final de semana. Aquele lugar pra ele é o céu.
Pois bem, nesta segunda-feira, ele foi assaltado em sua casa e por se negar a entregar um notebook,não pelo valor material do computador e mais pelo conteúdo nele armazenado,levou um tiro no peito.
Onde nós estamos? Não existe nenhum lugar mais,onde podemos dizer que estamos seguros e a casa de praia de Plínio, que era o céu pra ele, acabou virando um inferno.
Ele é forte e irá se recuperar breve,se Deus quiser.

SALVAMENTO DE ADEMAR JOSÉ - 1958

Enviado por Eduardo Alexandre Garcia


Salvamento dramático na Pedra da Bicuda
José Alexandre Garcia
In Gol de Placa, Editora Clima, Natal, 2002

Matutinos e vespertinos de ontem divulgam o agradecimento comovido da família de José Magi de Oliveira a quantos, duma forma e de outra, contribuíram para o salvamento do menor Ademar José. 

Os jornais já descreveram o quadro emocionante de mais de uma centena de banhistas, numa beira de praia, tentando salvar a vida de uma criança, de maneiras que, a este comentarista, pouco sobra para dizer, senão que o dr. Antônio Soares, numa lembrança muito feliz, idealizou perpetuar, num bronze, aquele gesto heróico e ao mesmo tempo profundamente humano de alguns, desafiando até mesmo a fúria dos elementos, para que um menino fosse restituído são e salvo ao seio da sua família. 

A rodada do Pâmpano estava por terminar. A maré enchia e o forte vento que soprava deixava ficar nas pedras somente os pescadores mais renitentes. Súbito, uma onda mais forte se avoluma em direção à pedra onde estava, em companhia de seu pai, de aficionados da pesca e de pequenos colegas, o garoto Ademar José. Há a natural debandada diante da fúria do mar. Todos se safam, menos o jovem pescador, que, no afã de se livrar, tropeçou e caiu num precipício. 

Passada a refrega, todos voltam aos seus postos. Magi dá pela falta do garoto. É quando Luís G. M. vê uma mão surgir duma fenda de pedra, a cerca de cinco metros do local onde se encontravam. É a mão do pequeno Ademar, que levado pela correnteza nadava sem rumo e sem saber o que fizesse, na escuridão daquele lajedo, quando vislumbrou aquela pequena fenda. 

Como tirar o menino daquele precipício? Impossível ir buscá-lo, porque um homem não poderia passar. Dinamitar a pedra, também impossível. Fazê-lo retornar pelo caminho por onde fora, perigoso, porque uma nova onda poderia surpreendê-lo no trajeto o e sacudi-lo para bem longe, onde não houvesse mais possibilidade de salvação. Cordas foram tentadas, mas nenhuma chegava até onde o garoto se encontrava. O recurso era quebrar a pedra para retirá-lo de lá. 
Dito assim, parece fácil. Mas era preciso quebrar aquele bloco maciço à picareta, maromba, talhadeira e outros instrumentos assim, e com muito cuidado para não ferir o garoto. Quem conhece a Circular, sabe o que estou dizendo. Era também um trabalho que poderia redundar em pura perda. 

E a preamar se aproximava. Mais meia hora e meia e ninguém poderia permanecer ali, com o mar açoitando as pedras. Restavam poucos minutos para salvar a criança, se é que esta poderia ser salva. Ou, então, abandoná-la a uma morte terrível. 

Inicia-se então a grande batalha. Pescadores do Pâmpano, soldados do Anti-Aéreo, banhistas que estavam na Circular para o seu banho despreocupado dos domingos, amigos e desconhecidos do sr. José Magi de Oliveira ­ povo em geral por assim dizer - uniram-se no esforço para salvar Ademar José. 
Uns trabalham, outros rezam, terceiros choram, alguns desesperam. 
Mas Deus quis. Após uma hora e dez minutos, alarga-se a fenda mais um pouco e Ademar José vê novamente o céu, contempla o rosto de seu pai e de seus amigos que estão rindo e chorando e sobretudo beija o rosto já inundado de lágrimas de sua mãe. 

Era o Milagre. 

O dr. Antônio Soares escreveu a seguinte legenda para o bronze que o Pâmpano certamente colocará naquele local: "Aqui, na manhã de 13 de abril de 1958; reuniram se em torno de uma criança, o Milagre, a Fé, a Aflição, a Coragem, a Renúncia, o Dever, o Heroismo e a Solidariedade Humana. Homenagem do Pâmpano Esporte Clube. 

O Poti, 18 de abril de 1958

LIXO NA RUA

Na rua São João em Lagoa Sêca, o lixo está espalhado no meio da rua.
Desta vez não parece apenas descaso na coleta,mas, uma atitude reprovável de alguém que espalhou sacos de lixo por toda a rua, entre a Av.Alexandrino de Alencar e a rua Alberto Silva.
Existem outras maneiras mais civilizadas de protestar contra a administração municipal sem emporcalhar as ruas com lixo.

VEREADOR 2012

O médico seridoense Vicente Modesto está disposto a enfrentar uma candidatura a vereador em 2010.
Acredita que pelo conhecimento que tem e o trânsito na sua categoria profissional,poderá se sair muito bem na disputa por uma vaga na câmara municipal.
No momento está antenado com o andamento da reforma política no congresso nacional,para, até o final de setembro escolher por qual partido concorrerá.