terça-feira, 11 de setembro de 2012

SALÁRIOS DO SENADO FEDERAL

Portal Terra

Justiça libera divulgação nominal de salários do Senado 



O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) suspendeu nesta segunda-feira a liminar que impedia a divulgação nominal dos salários de servidores do Senado. Em julho, requerimento feito pelo Sindicato dos Trabalhadores do Poder Legislativo Federal e do Tribunal de Contas da União (Sindilegis) restringiu a publicação dos vencimentos ao número de matrícula do servidor. À época, a União recorreu da decisão.
Para o presidente do TRF-1, desembargador Mário César Ribeiro, que concedeu o efeito suspensivo, quando o servidor público ingressa no serviço público, não consta do respectivo edital do concurso que a sua remuneração será nominalmente identificada e divulgada e que, assim sendo, "como agente público, terá de arcar com risco pessoal e familiar decorrente da publicação desses dados".
A União alegou, no entanto, que o governo vem adotando medidas para garantir a publicidade e a transparência de seus gastos. Além disso, segundo o governo, há precedentes do Supremo Tribunal Federal (STF) no sentido de que "eventual decisão que impeça a publicidade dos gastos públicos com remuneração de servidores públicos acaba por  causar grave lesão à ordem pública, na medida em que impede a normal execução de política pública de notável relevância para a nação".

AVC E ABUSO DE ÁLCOOL

Exame

Estudo mostra conexão do abuso de álcool com AVC hemorrágico

Beber cerveja

São Paulo - Uma nova pesquisa realizada na França mostra que indivíduos que bebem mais de três doses de bebidas alcoólicas por dia podem correr o risco de sofrer acidentes vasculares cerebrais (AVC) com uma antecedência de quase 15 anos em comparação com as pessoas que não fazem uso pesado de álcool.

O estudo foi publicado nesta terça-feira (11/9), na edição impressa da revista Neurology, editada pela Academia Norte-Americana de Neurologia. De acordo com uma das autoras do estudo, Charlotte Cordonnier, da Universidade de Lille-Nord (França), o estudo teve foco nos efeitos a longo prazo do uso abusivo de álcool, em relação à ocorrência de AVCs hemorrágicos.
“O consumo pesado de álcool tem sido identificado de forma consistente como fator de risco para este tipo hemorrágico de AVC, que é causado por um sangramento no cérebro, em vez de um coágulo de sangue como ocorre no AVC isquêmico", disse uma das autoras do estudo, Charlotte Cordonnier, da Universidade de Lille-Nord (França).
O estudo incluiu entrevistas sobre os hábitos de consumo de 540 pessoas com idade média de 71 anos que haviam sofrido AVC com hemorragia intracerebral. Os médicos também entrevistaram os cuidadores e familiares a respeito dos hábitos de consumo dos participantes.
Um total de 137 pessoas – ou 25% do total – apresentou comportamento de consumo pesado de álcool. A definição de consumo pesado corresponde ao consumo de três ou mais doses de bebidas alcóolicas por dia, ou o equivalente a 47,3 mililitros diários de álcool puro. Os participantes também foram submetidos a exames cerebrais de tomografia computacional e seus prontuários médicos foram revisados.
O estudo revelou que os indivíduos que fizeram consumo pesado de álcool sofreram AVC com uma idade média de 60 anos – cerca de 14 anos antes da idade média de idade dos participantes que não faziam consumo pesado de álcool.
Entre os indivíduos com menos de 60 anos que sofreram um AVC na parte profunda do cérebro, os bebedores pesados tinham maior probabilidade de morrer no período de dois anos de acompanhamento do estudo, em comparação com os que não faziam uso pesado do álcool.
"É importante destacar que o consumo de grandes quantidades de álcool contribui para uma forma mais grave de AVC em idade precoce em pessoas que não tinham histórico médico significativo", disse Cordonnier.

BANDA LARGA

Globo.com

Dilma afirma que governo cobrará qualidade na internet banda larga

BRASÍLIA - A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta segunda-feira, no programa de rádio “Café com a Presidenta”, que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) fará testes na banda larga, para que o governo cobre mais qualidade nesses serviços. 

Segundo a presidente, o governo vai cobrar das empresas acesso rápido e com conexão estável aos consumidores, além de monitorar os serviços prestados. Dilma afirmou que em muitos casos, empresas entregavam velocidade menor aos clientes do que o que fora contratado.

- Muitos consumidores estavam reclamando da velocidade e da estabilidade das conexões. Em muitos casos, os consumidores recebiam apenas 10% da velocidade da internet que eles tinham contratado com as empresas prestadoras desse serviço – disse 

Dilma, que afirmou que a agência cobrará maior qualidade de serviço.

Em outubro, de acordo com a presidente, as empresas vão ser obrigadas a entregar, em média, 60% da velocidade contratada. Essa exigência de qualidade vai aumentar até outubro de 2014, quando as empresas terão que fornecer uma média de 80% da velocidade contratada pelos clientes.

- Fiscalizar significa garantir ao consumidor a necessária proteção contra serviços de má qualidade, garantir o rigoroso cumprimento do que foi por ele contratado e pago. Só assim o consumidor terá os seus direitos respeitados – afirmou a presidente.

Até a semana passada, a Anatel já havia recebido mais de 28 mil inscrições de voluntários que querem participar dos testes da internet banda larga. As inscrições começaram no dia 29 de agosto, e serão escolhidas 12.091 pessoas, que deverão instalar um equipamento no seu aparelho receptor de internet para mensurar a velocidade do serviço. Com base nesses testes a agência irá cobrar operadoras pela velocidade.


PROVÉRBIO

Colaboração Tatadetila

CARNE BRANCA

G1

Consumo de carne branca e nozes pode diminuir risco de Alzheimer

Um novo estudo sugere que comer alimentos ricos em ômega 3, gordura natural e benéfica encontrada no peixe, frango e nozes, diminui a ação de uma proteína associada ao Alzheimer.  A pesquisa foi publicada essa semana na revista “Neurology”, da Academia Americana de Neurologia.
Para chegar a esse resultado, a equipe do neurologista Nikolaos Scarmeas, do Centro Médico da Universidade Columbia, nos Estados Unidos, recrutou 1.219 pessoas acima de 65 anos, sem sinais de demência, para medir o nível da proteína associada a perda de memória no sangue.A doença de Alzheimer é uma das formas mais comuns de demência, que leva a alterações progressivas da memória, de julgamento e raciocínio intelectual, e costuma acometer pessoas idosas.
Depois de agruparem informações sobre a alimentação dos participantes nos últimos 14 meses, os pesquisadores coletaram o sangue de cada um e mediram a quantidade da proteína e de ômega-3, ômega-6, vitaminas, ácido fólico e gorduras monossaturada e polissaturada depositadas no sangue.
Por meios dessas análises, a equipe de estudiosos descobriu que quanto mais ômega-3 a pessoa tinha ingerido, menores estavam os níveis da proteína.
Segundo o estudo, consumir um grama de ômega 3 por dia, valor encontrado em metade de um filé de salmão, equivale a 20 ou 30% menos da proteína no sangue.
“[...]o resultado pode melhorar nossa confiança nos efeitos benéficos da dieta na prevenção da demência”, diz Scarmeas.

CHARGE

EFEITO PLACEBO

G1

Pesquisa tenta desvendar 'efeito placebo'

Cobaia (Foto: WikiCommons)

Novas evidências obtidas por meio de um simulador virtual revelam como funciona o "efeito placebo" no corpo humano – quando, em determinadas circunstâncias, um medicamento falso pode curar uma doença como se fosse um remédio verdadeiro.
O estudo, conduzido pelo biólogo Peter Trimmer, da Universidade de Bristol, na Grã-Bretanha, indicou que a reação se deve a uma espécie de "interruptor" presente no sistema imunológico, fruto da evolução e controlado pela mente.
A pesquisa começou quando Trimmer e sua equipe observaram que outros animais também apresentavam uma resposta similar à do efeito placebo.
Para verificar esse processo, o biólogo fez um experimento com um hamster siberiano, roedor que possui uma resposta imunólogica a infecções maior no verão e menor no inverno.
Durante as pesquisas, Trimmer percebeu que os roedores não combatiam as infecções tão bem quando as luzes de suas gaiolas simulavam o inverno.
Segundo Trimmer, o sistema imunológico exige muitos esforços do corpo. Quando o esforço é grande demais, em casos de infecções letais, homens e animais podem perder grande parte de suas reservas lutando contra a doença, o que pode colocar em risco a vida em risco.
Mas quando a infecção não é mortal, a melhor forma de lidar com o problema é esperar por um sinal de que não é necessário combater a doença. Esse sinal pode ser um placebo – iluminação artificial, no caso dos hamsters, ou um remédio falso, no caso dos humanos.
O modelo revelou que, em ambientes hostis, os animais viviam mais e se reproduziam melhor caso suportassem as infecções sem induzir uma resposta imunológica.
Por outro lado, em ambientes mais favoráveis, foi mais fácil estimular uma resposta imunológica e a recuperação de um estado estável.
Os estudos apontam claramente uma vantagem evolutiva para iniciar e parar o sistema imunológico, dependendo das condições do ambiente.
Contexto

Trimmer explicou que, no caso dos seres humanos, também há momentos bons e ruins para ativar o sistema imunológico.

"Se a pessoa quebra o pé, normalmente coloca todo o esforço no sistema imunológico para se curar rapidamente. No entanto, se está sendo perseguida por um predador – um leão, por exemplo –, é melhor não concentrar seus esforços na cura, e sim na fuga", explicou.
"Hoje, quando os médicos oferecem um remédio, não estão preocupados só em curar a doença, mas também com o ambiente em que a pessoa está inserida", acrescentou.
Esse não é, entretanto, o único mecanismo que explica o efeito placebo. A reação pode ocorrer também quando a pessoa está convencida de que tomar certo medicamento garantirá sua cura.

CIBERCRIME

correio do estado

Juliana Paes lidera lista dos mais usados pelo cibercrime.


A atriz Juliana Paes lidera a lista de celebridades brasileiras mais usadas pelo cibercrime para atrair vítimas, segundo lista divulgada pela McAfee ontem (10). O ranking traz os nomes que são mais ligados a sites de downloads, notícias ou imagens que podem conter ameaças ou códigos mal intencionados.
Além de Paes, fazem parte da lista das mais “perigosas” as atrizes Débora Falabella, Ísis Valverde, Leandra Leal, Taís Araújo e Cláudia Abreu.
De acordo com a empresa de segurança, os cibercriminosos usam os nomes de celebridades em evidência para atrair pessoas para sites que, na realidade, estão cheios de ameaças criadas para roubar senhas e informações pessoais. “Pesquisar o nome de uma celebridade e incluir nas buscas ‘downloads gratuitos’ e ‘fotos nuas’ como parte do termo de pesquisa gerou resultados mais perigosos”, alertou a McAfee, em comunicado divulgado.
Nas pesquisas realizadas em todo o mundo, a atriz Emma Watson lidera a lista – “praticamente, um a cada oito links sobre Emma leva o internauta a um site mal-intencionado”, diz a McAfee.

AVISO FALSO

abola.pt
Aviso falso assustou utilizadores do Facebook
Rede social é propícia a fenómenos virais (foto )

Um alegado aviso de privacidade tem circulado na rede social Facebook a alertar os utilizadores no sentido que estes salvaguardem os dados publicados naquela rede acabou por causar alarido desnecessário, uma vez que se trata de um anúncio falso.

O texto em causa defende que o Facebook é uma «entidade de capital aberto», com ações na bolsa e que como tal os dados divulgados por cada utilizador poderiam ser acedidos e utilizados publicamente sem autorização prévia. O documento que circula argumenta que a única forma de proteger os dados desse tipo de utilização passa por publicar um texto «legal» no mural, no qual alegadamente se estaria a rejeitar desde logo aquele tipo de acesso e uso dos dados.

A encerrar o texto está o alegado texto que protegeria o utilizador que o publicasse no mural. Segundo o JN, o texto corresponde a um conjunto de leis vigentes nos Estados Unidos e que não tem qualquer relação com a proteção de dados no Facebook.

Este embuste não é novo, mas há sempre quem não esteja a par e divulgue o que não domina como uma certeza. Numa era em que a informação é replicada na Internet inúmeras vezes e acessível a todos, neste caso tornou-se num fenómeno viral. Se todos o fazem, é porque é mesmo real, dirão uns...mesmo que a informação não seja verdadeira, como é o caso.

A cadeia televisiva CBS deu conta deste fenómeno há meses, quando o texto foi partilhado na rede, na altura em inglês. O conteúdo do aviso foi dado como falso pelo site Snopes, que esclareceu que o texto não altera a política de utilização da rede social, a mesma que todos os utilizadores aceitam na altura do registo.

Nesse texto, disponível no site da rede social, está clarificado que o utilizador só torna público o conteúdo que o mesmo entender. Na altura em que publica uma imagem ou um texto, por exemplo, tem uma opção que permite limitar o acesso àquela informação, além de poder alterar as definições de privacidade da conta a qualquer altura.

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

ISENÇÃO DE IPI PARA APOSENTADO

Terra

Projeto isenta aposentado de IPI na compra de carro novo

Um Projeto de Lei, que será analisado por comissões da Câmara dos Deputados, pretende isentar aposentados e pensionistas do pagamento de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) na compra de carro 0 km de fabricação nacional, segundo informa a Agência Câmara de Notícias.
O desconto seria dado a aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que recebem entre um e cinco salários mínimos. De acordo com o projeto, apresentado pelo deputado Ademir Camilo (PSD-MG), os veículos adquiridos com a isenção só poderão ser vendidos após três anos da compra, exceto nos casos comprovados de destruição completa, furtou ou roubo do carro.
Segundo Camilo, o objetivo é beneficiar os milhares de pensionistas e aposentados que "são obrigados a utilizarem o transporte coletivo urbano e intermunicipal", e possibilitar a ascensão deles à classe média. Caberia à Secretaria da Receita Federal do Brasil verificar se o comprador preenche os requisitos para a compra com o benefício.
O projeto será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família, de Finanças e Tributação, e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

DEMOCRACIA

TEORI PARA O LUGAR DE PELUSO

Oglobo

Dilma indica Teori Zavascki para ser novo ministro do Supremo

BRASÍLIA - A presidente Dilma Rousseff decidiu indicar o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Teori Albino Zavascki para o Supremo Tribunal Federal (STF), na vaga de Cezar Peluso, que deixou a corte no fim do mês passado. O anúncio foi feito nesta segunda-feira, pelo porta-voz da Presidência, Thomas Traumann. A indicação deve ser publicada nesta terça-feira, no Diário Oficial da União. O nome precisa ser aprovado pelo Senado.

Casado, Zavascki tem 64 anos, é natural de Faxinal dos Guedes (SC) e tem três filhos. Formou-se em Direito em 1972, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde fez mestrado e doutorado. Entre 1989 e 2003, integrou o Tribunal Regional Federal - 4a. Região (RS, SC e PR), do qual foi presidente entre 2001 e 2003. Foi do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul de 1993 a 1995. É professor da Universidade de Brasília (UnB). Já foi professor da UFRGS e da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Está no STJ desde maio de 2003.


CHARGE

Colaboração Tatadetila

AUXÍLIO DA GENÉTICA

G1

Análise genética de câncer no pulmão pode levar a tratamentos

Pesquisadores americanos publicaram neste domingo um estudo detalhado da genética por trás do carcinoma de células escamosas, um dos tipos mais comuns de câncer no pulmão. Os resultados mostram que esse tumor tem características em comum com outros tipos, e deve ajudar na busca por um tratamento.

Esse tipo de câncer hoje é tratado apenas com quimioterapia e radioterapia. Com as novas informações, os cientistas esperam chegar a um tratamento mais específico. O carcinoma de células escamosas responde por 30% dos casos de câncer de pulmão e geralmente está ligado ao fumo.
O estudo foi feito com células – normais e cancerosas – de 178 pacientes diagnosticados com esse tipo de câncer no pulmão. Em quase todos os casos, foi percebida uma mutação em um gene responsável por reparar danos ocorridos no próprio material genético – o DNA.
Alterações no DNA geralmente aparecem na origem dos tumores. Essa mutação específica já havia sido encontrada antes em outros tumores, também chamados de carcinomas, que surgem na cabeça e no pescoço.
Segundo os autores do estudo, isso sugere que os tumores deveriam ser classificados por suas características genéticas, e não pelo órgão em que eles aparecem inicialmente.
O estudo foi feito por um grande grupo espalhado por instituições científicas dos Estados Unidos conhecido como Rede de Pesquisa Atlas do Genoma do Câncer, e publicado na edição online da revista “Nature”.

PEIXE PARA CRIANÇAS

G1

Comer peixe e frutos do mar melhora leitura de crianças, revela estudo

Salmão está entre os peixes preferidos pelos piracicabanos (Foto: Eduardo Guidini/G1)

Para quem cresceu ouvindo a avó dizer que peixe faz bem para a "cuca", uma pesquisa da Universidade de Oxford, no Reino Unido, mostra agora que o consumo diário de ômega-3 – um tipo de gordura boa encontrado em peixes de água fria e frutos do mar – pode melhorar a leitura e o comportamento de crianças com baixo desempenho.
Para os vegetarianos, que a princípio não se beneficiariam disso, uma boa notícia: algas, óleos vegetais (de oliva, canola e soja), folhas escuras e castanhas também contêm esse ácido graxo. 
Os resultados foram publicados na revista científica "PLoS One".Os pesquisadores analisaram 362 crianças entre 7 e 9 anos de idade, em escolas públicas tradicionais do condado de Oxfordshire, a cerca de 90 quilômetros de Londres. Os estudantes eram saudáveis, mas apresentavam um rendimento considerado baixo em testes de leitura.
Após quatro meses de suplementação diária de 600 mg de ômega-3, por meio de cápsulas com óleo de algas marinhas, eles conseguiram acompanhar os demais colegas.
O estudo também incluiu um grupo paralelo, que tomou placebo, ou seja, um comprimido sem nenhum princípio ativo.
Segundo o professor Paul Montgomery, pesquisas anteriores já haviam comprovado os efeitos positivos desse tipo de gordura insaturada em crianças com dislexia, falta de coordenação e transtorno do deficit de atenção com hiperatividade (TDAH). Mas esse é o primeiro trabalho a mostrar resultados tão positivos na população escolar geral.
Os pesquisadores pretendem continuar a investigar o assunto, agora com uma amostragem maior de crianças com dificuldades de aprendizado.

ELEIÇÕES 2012 - PUREZA



Ontem fui atender a um convite de Henrique Santana e Soraya, acompanhando o ex-senador Geraldo Melo, para uma movimentação política em Pureza.

Confesso que fiquei impressionado com a quantidade de carros que formaram a "carreata", saindo da usina da Ypióca até o centro da cidade.

Muita gente cantando e dançando na frente do palanque onde foi realizada a concentração e comício.

O ex-senador Geraldo Melo embalado pelas canções de sua histórica campanha de 1986, como Vento Forte e Coração de Estudante fez um grande discurso, mostrando que qualquer mudança pode ser boa ou ruim e citou o exemplo de sua cidade Ceará Mirim, onde a mudança foi desastrosa e fez com que o povo  convocasse Edinólia Melo ,mais uma vez, para disputar a eleição e voltar a dirigir os destinos de lá.

O mesmo exemplo, ao contrário, foi dado para Pureza, onde o povo tem uma grande prefeita  e não pode correr o risco de fazer uma mudança ruim e dessa forma, seguir em frente, reconduzindo Soraya para a prefeitura.

ATRASO DE OBRAS

O Estado de S.Paulo

Brigas judiciais atrasam obras de norte a sul do País

Divulgação


Da conturbada Altamira, no Pará, passando pela pequena Piancó, no sertão da Paraíba, até a florida Joinville, em Santa Catarina, são mais de 5 mil quilômetros de distância. Cada uma está localizada numa região do País. Tem características físicas, culturais e econômicas distintas. Nos últimos tempos, porém, conviveram com um mesmo dilema: a dificuldade para conseguir tirar um investimento do papel.
Os problemas variam de impactos em aldeias indígenas, mudança no visual da região, espécies em extinção até pegadas de dinossauros. Independentemente da queixa, tudo vira briga judicial ou embargo nos órgãos ambientais - fato que explica, em parte, por que os investimentos não decolam no País. "É o chamado custo Brasil. Quanto maior o risco de judicialização, mais o investidor se afasta", avalia a economista Elena Landau.
As ações judiciais, embora reflitam o direito da democracia, podem atrasar e encarecer uma obra essencial para a população. A Hidrelétrica de Belo Monte, na região de Altamira, é um ícone de como pode ser árdua a missão de levantar um empreendimento no País. Depois de 35 anos de muitas idas e vindas, a terceira maior usina do mundo foi autorizada. Começou a ser erguida em junho de 2011 e já passou por quatro paradas, que somam 35 dias.
A última delas foi decorrente de uma ação judicial, que deixou 14 mil trabalhadores (diretos e indiretos) parados. A liminar foi cassada cinco dias depois. Mas a usina, de R$ 26 bilhões, não está imune a novas decisões. Outros 14 processos em andamento na Justiça podem parar a hidrelétrica (11.233 MW) a qualquer momento. Além do licenciamento ambiental, as ações questionam convênios feitos pelo grupo Eletrobrás e a postura do servidor do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) que aceitou o estudo de impacto ambiental.
A Hidrelétrica de Teles Pires, entre Mato Grosso e Pará, que já foi paralisada por decisão judicial, segue o mesmo caminho: tem 12 ações em andamento na Justiça contra as obras. "O Judiciário, às vezes, confunde o princípio da precaução com paralisação. Em qualquer questionamento para tudo", diz o advogado Floriano de Azevedo Marques Neto, do escritório Manesco, Ramirez, Perez, Azevedo Marques.
Para ele, o resultado pode ser a inviabilidade do investimento, o atraso e o aumento do custo do projeto. Os empreendedores, normalmente, embutem nos preços das obras todos esses riscos. "Mas, às vezes, a realidade extrapola as provisões feitas", completa o advogado Fernando Marcondes, da L.O. Batista. Por esse motivo, muitos investidores não aceitam entrar num negócio com taxa baixa de retorno.
No último pacote de concessão, lançado no mês passado, o governo calculou uma taxa de cerca de 6% como adequada para os projetos de rodovias e ferrovias, uma vez que a Selic (taxa básica de juros) está no menor nível da história - 7,5% ao ano. Mas os riscos de uma obra de infraestrutura vão muito além dos juros. No meio do caminho, podem surgir espécies raras, como a rã de 2 centímetros que parou o Arco Rodoviário do Rio de Janeiro, ou pegadas de dinossauros.
Foi o que ocorreu com a pavimentação e construção das BRs 426 e 434, no sertão da Paraíba, incluídas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Em julho, o Ministério Público Federal conseguiu suspender as obras para proteger sítios arqueológicos existentes. Segundo a ação judicial, foram destruídos "2,5 quilômetros de rochas riquíssimas em materiais paleontológicos, algumas com registros de pegadas de dinossauros".
O procurador da República Bruno Barros de Assunção afirma que o MPF não é contra a obra, mas argumenta que precisa ser feita de forma responsável e com acompanhamento técnico. Nesse caso, o projeto está sob responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura Rodoviária (Dnit), que ainda não conseguiu retomar as obras, consideradas de relevância social por causa das dificuldades do sertanejo para se locomover até grandes centros urbanos.
A BR-426, que vai ligar as cidades de Piancó e Santana dos Garrotes, começou a ser construída no fim de 2008; a BR-434, de Uiraúna a Poço Dantas, em 2010. Embora sejam pequenas, as obras não têm horizonte para serem concluídas. "Paralisar uma obra não é como dar um 'pause' num filme. Há mudanças de custos da matéria-prima e no tempo de mobilização do canteiro de obras. Na retomada, às vezes o empreendedor tem de voltar uma fase de construção", diz Eduardo Damião Gonçalves, sócio do escritório Mattos Filho, especialista na área ambiental.
Na Hidrelétrica de Cubatão, em Joinville (SC), as obras ainda não foram iniciadas, mas os prejuízos não são menores. A usina, de 50 MW, foi concedida em 1996 e chegou a ter as licenças prévia e de instalação, cassadas em seguida. "Durante esse tempo, não houve forma para tirar o projeto do papel. A saída foi mudar o projeto", diz José Antunes Sobrinho, vice-presidente da Engevix, sócia da usina.
Segundo ele, embora esteja numa área de mata reflorestada e não afete espécies em extinção, a usina será subterrânea para não prejudicar o visual da região, uma das críticas da ONGs contrárias a obra. Serão 8 km de túneis e 3 km² de lago. Além de um novo licenciamento, o empreendedor terá de resolver outra questão essencial para a viabilidade da obra: negociar a extensão da concessão da usina, já que se passou metade do prazo sem ter gerado um único MW.

domingo, 9 de setembro de 2012

PROVAS DO MENSALÃO

Folha de São Paulo

Petista que levou Valério a Dirceu diz não se arrepender

O ex-deputado federal Virgílio Guimarães, do PT, em Brasília

Ele foi o passaporte de Marcos Valério para o PT. Apresentou o empresário ao deputado federal João Paulo Cunha (PT-SP), ao ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares, e ao ex-ministro José Dirceu, todos réus do mensalão.

Levou, também a pedido de Valério, a cúpula do Banco Rural ao Banco Central. Mas, diferentemente dos outros, passou distante da lista de réus do julgamento do processo do mensalão, no Supremo Tribunal Federal.

Trata-se do ex-deputado federal Virgílio Guimarães, 63. Hoje ele circula pelos ministérios como representante da Assembleia Legislativa de Minas Gerais em Brasília, função que acumula com a de coordenador da campanha de Patrus Ananias (PT) à Prefeitura de Belo Horizonte.

Concursado da Assembleia e integrante do Diretório Nacional do PT, Virgílio manteve até este ano seus indicados em postos-chave da administração do atual prefeito, Marcio Lacerda (PSB).

O petista, amigo do ex-presidente Lula, também atua como um assessor informal do filho, Gabriel, na Câmara dos Deputados.

DIRCEU

Conterrâneo de Valério, já condenado pelo Supremo por corrupção ativa, peculato (desvio de dinheiro por servidor) e lavagem de dinheiro, Virgílio lembra o dia em que o apresentou a José Dirceu em um restaurante de Brasília.

"Era segundo turno da eleição presidencial, Lula muito bem, aquela efervescência. Percorri por várias mesas. Fui apresentando", conta ele.

Virgílio se diz indignado por seu depoimento ter sido usado no processo do mensalão como prova contra Dirceu por formação de quadrilha. O ex-ministro ainda não começou a ser julgado no STF. "Não sou testemunha disso. Simplesmente porque me cortaram de tudo", reage.

"Jamais procurei Dirceu para o apresentar, diferentemente de outras pessoas com quem tive mais empenho na relação de Marcos Valério, como o Delúbio e o João Paulo."

Virgílio conta que, como suas famílias mantinham laços na cidade de Curvelo (MG), procurou Valério em 2002 atrás de apoio material para sua campanha à Câmara dos Deputados.

No segundo turno, com a iminente vitória de Lula para a Presidência, foi a vez de Valério pedir ajuda a Virgílio.

"Ele me procurou dizendo que tinha contratos com o governo do PSDB e pedindo para ser apresentado ao PT."

Foi o que Virgílio fez. Frisando que ele e seu grupo político ficaram de fora do núcleo de decisões do primeiro governo Lula, o ex-deputado repete que não teve influência sobre o que pode ter acontecido depois.

Prestes a tirar férias para se dedicar mais à campanha de Patrus, ele se declara um homem de sorte e diz que não guarda arrependimentos.

"Não posso nem me arrepender. Não me sinto nem um pingo responsável. O que eu fiz no caso do Dirceu foi uma coisa social. Não sei se teve depois continuidade ou não."

CRIME HEDIONDO

Agência Senado

Desvio de verbas da educação e saúde pode se tornar crime hediondo

No momento em que o país acompanha o julgamento pelo STF (Supremo Tribunal Federal) de graves denúncias de corrupção feitas há seis anos dentro do episódio que ficou conhecido como mensalão, os senadores se preparam para votar um projeto destinado a punir com rigor desvios de recursos públicos. Trata-se do projeto de lei (PLS 676/2011) do senador Lobão Filho (PMDB-MA) que considera crime hediondo o que envolve desvio de verbas destinadas a programas de educação e saúde.

O projeto deverá constar da pauta da próxima reunião da CE (Comissão de Educação, Cultura e Esporte), prevista para a terça-feira (11). Em seguida, será enviado à CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania), onde receberá decisão terminativa.

A proposta altera a Lei 8072/90, que define os crimes considerados hediondos. Caso venha a converter-se em lei, passarão a ser considerados hediondos crimes de corrupção já previstos na Lei 8666/93 (Lei das Licitações), “quando a prática estiver relacionada a licitações, contratos, programas e ações nas áreas da saúde pública ou educação pública”. Os crimes hediondos são insuscetíveis de anistia, graça, indulto ou fiança.

Em sua exposição de motivos, Lobão observa que, recentemente, o Departamento de Patrimônio e Probidade da AGU (Advocacia Geral da União) divulgou que cerca de 70% dos recursos públicos desviados no país são das áreas de educação e saúde. A CGU (Controladoria Geral da União), segundo o senador, informou ainda que, entre 2007 e 2010, foram desviados, por prefeitos ou ex-prefeitos, R$ 662,2 milhões nesses dois setores. 

Essas verbas, como comentou o senador, seriam destinadas para a reforma de escolas e hospitais, compra de merenda escolar e remédios, e procedimentos do SUS.

O projeto conta com voto favorável do relator, senador Cristovam Buarque (PDT-DF). Em seu relatório, ele diz que, além dos mecanismos de controle já existentes e da fiscalização para combater os desvios de recursos públicos, “cabe tornar a legislação ainda mais rígida, na tentativa de coibir essas práticas nefastas”.

PROVÉRBIO

CHARGE


CRIANÇAS E A TV

Terra

Crianças que assistem a cenas de sexo podem perder virgindade mais cedo

Pais devem ficar de olho no que as crianças assistem Foto: Getty Images

Assistir a filmes com cenas de sexo durante a infância pode influenciar no comportamento sexual na adolescência. De acordo com uma pesquisa da Faculdade de Dartmouth, nos Estados Unidos, o hábito faz com que aumente a possibilidade de o jovem perder a virgindade mais cedo, ter mais parceiros sexuais e não usar preservativo em relações casuais. Os dados são do jornalDaily Mail.   
Os cientistas listaram 684 filmes de maior bilheteria entre 1998 e 2004 e avaliaram seu conteúdo sexual. Depois, pediram a 1.228 participantes, com idade entre 12 e 14 anos, que dissessem quais daqueles filmes haviam visto. Seis anos depois, eles foram entrevistados e falaram sobre a vida sexual.
"Esses filmes parecem influenciar fundamentalmente a personalidade por meio de mudanças em busca de sensações, que têm implicações de longo alcance para todos os seus comportamentos de risco", disse o pesquisador Ross O'Hara. Embora seja impossível provar a ligação direta entre filmes e comportamento sexual, o profissional enfatizou que os resultados sugerem que os pais devem realmente evitar que as crianças tenham acesso a conteúdo erótico. 

PATENTE BRASILEIRA

Estadão.com.br

Justiça reconhece a patente brasileira do Bina

'Nos EUA me disseram que, se tivesse nascido lá, seria uma celebridade', diz  NélioNicolai - Wilson Pedrosa/AE
'Nos EUA me disseram que, se tivesse nascido lá, seria uma celebridade', diz NélioNicolai

BRASÍLIA - Depois de 20 anos de disputa judicial com as operadoras de telefonia, o inventor mineiro Nélio Nicolai, 72 anos, começa a obter reconhecimento oficial por seu principal invento: o Bina, aplicativo que permite identificar previamente as chamadas telefônicas, nos aparelhos fixos e celulares.

As operadoras Claro/Americel e Vivo são as primeiras a se manifestarem: a primeira, em razão de composição judicial, que extinguiu o processo movido pela Lune (empresa de Nélio), e a segunda por condenação judicial, determinando a indenização, o que deverá provocar medidas judiciais similares envolvendo operadoras que utilizam o Bina, o segundo invento brasileiro efetivamente universalizado. O primeiro foi o avião, por Santos Dumont.
Somente no Brasil, o Bina custa mensalmente a cada assinante R$ 10 ou US$ 6. E são 256 milhões de celulares com esse serviço no País, o que produz faturamento mensal de R$ 2,56 bilhões. Isso apenas no Brasil.
A decisão da 2.ª Vara Cível de Brasília determina que a Vivo pague em juízo "o correspondente a 25% do valor cobrado pela ré por conta do serviço de identificação de chamada para cada usuário e em cada aparelho".
Nélio é ainda autor de mais quatro inventos incorporados mundialmente à telefonia: o Salto (sinalização sonora que indica, durante uma ligação, que outra chamada está na linha), o sistema de Mensagens de Instituições Financeiras para Celular, que permite o controle de operações bancárias via celular; o Bina-Lo, que registra chamadas perdidas; e o telefone fixo celular.
Não há hoje, em todo o planeta, quem fabrique um telefone, celular ou fixo, sem inserir a maioria desses recursos. Como se trata de invento patenteado, esse uso, nos termos da Lei de Patentes, em todo o mundo, precisa ser remunerado, seja como transferência de tecnologia e/ou royalty.
Mas não foi, embora o Bina tenha conferido ao seu inventor duas comendas internacionais: um Certificado e uma Medalha de Ouro do World Intellectual Property Organization (Wipo), reconhecendo e recomendando a sua patente, além de um selo da série Invenções Brasileiras, concedido pelo Ministério das Comunicações.
A conquista ocorre, por ironia, exatamente quando acaba de cessar a vigência (20 anos) da patente de seu invento, em 7 de julho passado. A patente resistiu a todas as tentativas de anulação que lhe moveram na Justiça as operadoras e fabricantes multinacionais e os direitos gerados naquele período são agora irreversíveis.