quinta-feira, 23 de junho de 2011

KC-390

Da Reuters

Embraer escolhe mais um fornecedor do cargueiro KC-390


LE BOURGET, França (Reuters) - A Embraer Defesa e Segurança, unidade da fabricante brasileira de jatos, anunciou nesta quinta-feira a escolha da empresa francesa Messier-Bugatti-Dowty para fornecer componentes importantes de seu cargueiro militar em desenvolvimento, o KC-390.
A Messier-Bugatti-Dowty, do Grupo Safran, fornecerá sistemas de rodas, freios, retração e extensão do trem de pouso, além do conjunto hidráulico do controle direcional em solo do KC-390.
A Embraer espera anunciar nas próximas semanas contratos com outros fornecedores-chave do KC-390, entre eles o fabricante do motor que equipará a aeronave.
O cronograma do KC-390, anunciado em 2009 pela Embraer em parceria com a Força Aérea Brasileira (FAB), segue conforme o planejado, com expectativa de que o avião entre em operação no final de 2015.
Diversos fornecedores de componentes já foram acertados, entre eles da Argentina e República Theca, que estão entre os países que manifestaram intenção de comprar o cargueiro.
No total, a Embraer tem assinadas cartas de intenções para a venda de 60 unidades do KC-390, sendo 28 delas para a Força Aérea Brasileira, que substituirá sua frota de aviões C-130 Hercules, da norte-americana Lockheed.
Na terça-feira, o vice-presidente comercial da Embraer Defesa e Segurança, Orlando José Ferreira Neto, disse que a Embraer poderá avaliar no futuro a adaptação do KC-390 para que seja usado para outros fins além do transporte militar. Isso incluiria, por exemplo, uma versão civil para companhias aéreas de carga.
A carteira de pedidos da Embraer Defesa e Segurança é de cerca de 3 bilhões de dólares, segundo Ferreira Neto. A unidade emprega cerca de 1.500 pessoas.
O acordo entre Embraer e Messier-Buggatti-Dowty foi revelado durante a Paris Air Show, maior salão mundial de aeronáutica que acontece no aeroporto de Le Bourget nesta semana.
(Por Cesar Bianconi; Edição de Carolina Marcondes)

CORREIOS NA BERLINDA

Na minha infância em Santa Cruz, eu morava a 100 metros do correio. Era uma das repartições federais que melhor prestava serviço nas cidades.

O carteiro era um amigo de todos os moradores, de tanta confiança, que levava dinheiro vivo para enviar para parentes que moravam em outros estados e só depois traziam o recibo da remessa.

Conhecia todos pelo nome e endereço, onde levava e trazia cartas e telegramas.

Hoje, com toda tecnologia disponível, com todo o avanço nas comunicações, o correio está prejudicando empresas que cobram boletos através do seu serviço e cidadãos que pagam juros e multas porque recebem os boletos com atraso.

O que era exemplo de confiança no passado, é hoje, o pivô do mensalão, com direito a vídeo de diretor recebendo propina.

Houve um tempo em que o telegrama mais confiável e rápido era o "Western", dirigido pela iniciativa privada.

Será que não chegou a hora de se repensar o monopólio dos correios ?

Quem sabe se tornaria mais ágil e acessível à população, como foi o serviço de telefonia, depois da privatização.

Taí um bom tema para debate.

quarta-feira, 22 de junho de 2011

O ESTADO É DIFERENTE DE PREFEITURA

O governo do RN, conta com um bom advogado na Procuradoria e outro grande jurista na Casa Civil,mas não é tudo, lei é lei.

Talvez os dois, apesar do saber jurídico, pequem conjuntamente por obedecer a uma voz de comando, bastante forte, que pode levá-los a negligenciar a própria legislação.

Pelo visto a voz de comando de  dom CAR, prevaleceu e acabou dando com os burros n'água, na greve dos policiais civis que foi julgada legal pelo TJRN.

Fica a certeza e a convicção: O governo do estado não é a prefeitura de Mossoró !

O povo começa a entender.

ANTI-PUBLICIDADE

Da exame
Campanha anti-fumo - Estados Unidos



Embalagens de cigarro ganham imagens fortes nos EUA

As imagens, que ocuparão mais de 50% do espaço dos maços, chegam aos mercado em setembro de 2012.


São Paulo - A partir de setembro de 2012, fortes imagens de advertência irão estampar as embalagens de cigarros americanos - a maior mudança nas embalagens da indústria do tabagismo do país em 25 anos.  O espaço para a anti-publicidade tomará mais de 50% de cada maço.
A campanha anti-fumo é similar à adotada no Brasil em 2001 e mostra cenas impactantes de pacientes com doenças decorrentes do vício em nicotina - pulmões enegrecidos, boca com cicatrizes e pessoas hospitalizadas em estado grave. 
A  escolha dos nove textos de advertência e as imagens foi feita pela FDA (Food and Drug Administration), a agência de controle de alimentos e medicamentos do país, com ajuda de sugestões da população.

TRAGÉDIA EXPÕE GOVERNADOR

Da exame



Tragédia expõe relação de Cabral com empresários

A queda do helicóptero na sexta-feira passada no sul da Bahia, matando sete pessoas, trouxe à tona as estreitas relações do governador Sérgio Cabral, do Rio de Janeiro, com empresários que possuem negócios fortemente ligados ao governo do estado.
Conforme informou hoje o jornal O Globo, Cabral viajou à Bahia num jato do empresário Eike Batista para participar da festa de aniversário de outro empresário, Fernando Cavendish, dono da Delta Construções. A Delta é uma das maiores prestadoras de serviços do estado e, desde 2007, fechou contratos que somam 1 bilhão de reais com o governo fluminense. Eike Batista, por sua vez, doou 750 mil reais à campanha de Cabral em 2010.
O governador viajou a Porto Seguro acompanhado do filho Marco Antonio, da namorada do rapaz (Mariana Noleto, de 20 anos), além de Cavendish e sua família. De lá, todo o grupo iria de helicóptero para um resort em Trancoso. Por falta de espaço, Cabral, o filho Marco Antonio e Cavendish deixaram para embarcar na segunda viagem, que não ocorreu. O helicóptero caiu minutos após a decolagem, matando sete pessoas, entre elas, Mariana Noleto, namorada de Marco Antonio. Cabral pediu licença do governo por uma semana. Mas o assunto já reverberou na Assembléia Legislativa do estado e ainda deve dar  muito pano para a manga

TERNO E GRAVATA

Do UOL

Advogados devem usar terno e gravata mesmo em cidades quentes, decide CNJ


O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) decidiu ontem (21) que os advogados devem usar terno e gravata nos tribunais, a não ser que haja autorização dos tribunais locais. O CNJ respondeu a um pedido da seccional do Rio de Janeiro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RJ), que pedia que a própria OAB determinasse a forma de os advogados se vestirem.


A ação da OAB-RJ pedia o fim da obrigatoriedade do uso do terno e gravata para os advogados do Rio de Janeiro durante o verão, quando as temperaturas atingem 40 ºC. Apesar de fazer referência apenas ao Rio de Janeiro, o pedido era embasado em uma regra geral da advocacia. De acordo com o presidente da OAB-RJ, Wadih Damous, o Estatuto da Advocacia diz que cabe à OAB regular a forma de vestir dos advogados. A OAB-RJ propunha que os advogado pudessem usar calça e camisa social nas cidades mais quentes. Há dois anos, a OAB-RJ baixou portaria dispensando os advogados do uso de terno e da gravata no verão. No verão de 2009/2010, muitos profissionais foram impedidos de circular nos tribunais por este motivo e a entidade levou o caso ao CNJ. Em um primeiro momento, o conselheiro Felipe Locke determinou que não cabia ao CNJ dispor sobre a vestimenta dos advogados. No verão de 2010/2011, os tribunais dificultaram o trânsito de advogados, e a OAB-RJ acionou o CNJ novamente.  

terça-feira, 21 de junho de 2011

MORTANDADE NO PARQUE DAS DUNAS

Foto Ilustrativa
Há algum tempo atrás usei esse espaço para falar da catraca instalada no Bosque dos Namorados. Agora colocaram um funcionário de uma empresa terceirizada para pastorar a catraca as seis horas da manhã.

O bosque é um dos lugares mais aprazíveis de Natal, onde gente de todos os seguimentos da sociedade, utilizam o espaço, para todas as manhãs, caminharem, fazerem exercícios e até pra conversar com amigos enquanto passeiam pelo local.
É um lugar público onde fica a impressão de que o imposto que pagamos está sendo bem aplicado.

O Parque das Dunas é um recanto de preservação de uma parte do bioma Mata Atlântica, com sua biodiversidade, sua fauna e sua flora.

Hoje nos deparamos com a mortandade de peixes dentro do lago, localizado no centro do Bosque.

Fica a pergunta: Qual a prioridade ?
Cuidar da preservação, da flora e da fauna, aí incluídos os peixinhos do lago, do Parque ou se preocupar com a contratação de uma empresa terceirizada para pilotar uma catraca ?

segunda-feira, 20 de junho de 2011

BEBIDAS APREENDIDAS VIRAM ÁLCOOL EM GEL


Do g1


As bebidas apreendidas pela Receita Federal são utilizadas desde o álcool até a embalagem (Foto: Divulgação/AENoticias)
São produzidos 200 litros de álcool por dia; projeto 
começou em 2009


A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), em Guarapuava (PR), transforma bebidas alcoólicas em combustível, álcool em gel e álcool para limpeza. As bebidas utilizadas são apreendidas pela Receita Federal em postos de fiscalização, e transformadas no laboratório de produção de biocombustíveis da Universidade


São produzidos diariamente 200 litros de álcool por dia, no projeto que começou em 2009. Só em 2010, foram embalados cinco mil frascos de álcool em gel. Parte desse álcool em gel e para limpeza é utilizado nos departamentos administrativos da Universidade, e o restante é destinado para os postos da Receita Federal em todo o estado. O combustível abastece cinco veículos da Unicentro.


Reaproveitamento total
Não apenas o álcool é aproveitado no projeto. Após a separação do álcool da bebida, em um processo físico-químico, o resto dos componentes (água e açúcares) é utilizado pelo Setor de Agronomia da Universidade, e as embalagens são destinadas para cooperativas de reciclagem de Guarapuava.

ABERTAS AS INSCRIÇÕES DO PROUNI

Do Terra.notícias
Inscrições para o processo seletivo do ProUni estão abertas
Para se inscrever no ProUni é necessário informar o número de inscrição e a senha no Enem 2010

As inscrições para participação no Programa Universidade para Todos (ProUni) serão feitas em uma etapa, exclusivamente pela internet, por meio do portal do ProUni. O prazo começa começou nesta nesta segunda-feira (20) e termina às 23h59 do dia 24 de junho, observado o horário oficial de Brasília.
O site para realizar a inscrição é http://siteprouni.mec.gov.br/. Para se inscrever no ProUni, é necessário informar o número de inscrição e a senha no Enem 2010, além do número do CPF do candidato.
O processo seletivo terá três chamadas sucessivas. A lista dos candidatos pré-selecionados estará disponível no site do ProUni. O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 27 de junho. Os da segunda e da terceira estão previstos para os dias 12 e 25 de julho, respectivamente.
Quem não for pré-selecionado em uma das três chamadas do ProUni pode participar de lista de espera. O candidato deverá manifestar o interesse por meio do site do programa no período de 6 a 8 de agosto. A lista de espera estará disponível para consulta pelas instituições de ensino superior a partir de 11 de agosto.
Para concorrer a uma bolsa do ProUni, o estudante precisa ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou em estabelecimento privado com bolsa integral, além de atender a alguns critérios de renda. As bolsas integrais são destinadas a alunos com renda familiar mensal per capita até 1,5 salário mínimo e as parciais, para candidatos com renda familiar mensal per capita até três salários mínimos.

AVIÃO HIPERSÔNICO

De Exame.com


Paris-Tóquio pode levar duas horas e meia em 
Hipersônico


Le Bourget - Você gostaria de viajar de Paris a Tóquio em duas horas e meia? Tem saudades dos tempos do Concorde?

O grupo aeroespacial EADS, dono da fabricante de aviões Airbus, acredita ter a resposta para isso: um jato hipersônico que voa sobre a atmosfera, mas decola de uma pista comum.
"Não é um Concorde, mas parece com um, mostrando que a aerodinâmica dos anos 1960 era muito inteligente", disse Jean Botti, técnico da EADS.
Voando acima da atmosfera e usando biocombustível para tirar o avião do chão, o grupo espera evitar o barulho e a poluição pela qual o Concorde era notório.
"Quando você está sobre a atmosfera ninguém pode ouvir nada", afirmou Botti.
O avião está sendo desenvolvido em cooperação com o Japão e poderia carregar até cem passageiros. A iniciativa utiliza pesquisa realizada pelo braço espacial da EADS, Austrium.
O projeto, chamado de ZEHST, sigla em inglês para transporte em alta velocidade com emissão zero, se dá no momento em que companhias como a Virgin tem planos para levar turistas em voos espaciais.
Ao contrário da Virgin Galcactic, o ZEHST, segundo a EADS, teria uma velocidade máxima que dispensaria os seus passageiros de um treinamento prévio ao voo.
O avião decolaria com turbinas regulares e depois foguetes o levariam para o voo sobre a atmosfera. O avião chegaria a altitudes de 32 km e viajaria a uma velocidade equivalente a quatro vezes a do som.

CARREGADOR SOLAR

Da BBC Brasil
Estudantes da Sérvia criaram o primeiro carregador público de celulares movido a energia solar.


O aparelho estoca energia por até um mês para uso em períodos de pouca luminosidade.

Carregador de celular movido a energia solar (BBC)
Criadores do dispostivo receberam prêmio europeu
Os criadores do dispositivo são todos estudantes da Universidade de Belgrado.
Com a criação, eles se tornaram também os mais jovens e únicos representantes de um país não-integrante da União Europeia a receber um prestigioso prêmio entregue aos principais inventores da Europa.