sexta-feira, 26 de outubro de 2012

NOVE DÍGITOS

Oglobo
Até 2016, todos os celulares do país terão um dígito a mais
BRASÍLIA - O cronograma de implantação do nono dígito para o Serviço Móvel Pessoal, dos celulares de todo o país, foi aprovado nesta quinta-feira pelo conselho diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Até o final de 2016, todos os celulares do país contarão com um número a mais, padronizando a telefonia brasileira. A implantação começará pelo interior do estado de São Paulo que já estará com todo o sistema em funcionamento até 31 de dezembro de 2013.

E a partir de janeiro de 2014, será a vez dos moradores do Rio e do Espírito Santo contarem com o nono dígito nos celulares. O diretor da Anatel Rodrigo Zerbone disse que depois que a área 11 (capital e mais 63 municípios de São Paulo) começou a utilizar o nono dígito, o maior problema de falta de numeração é o Rio, “mas não é urgente”. Em São Paulo, com o nono dígito, a capacidade de numeração aumentou de 44 milhões para 90 milhões de números.

A proposta aprovada pela agência para a implantação do sistema no restante do país prevê que até 31 de dezembro de 2014, o nono dígito esteja em funcionamento no Amazonas, Maranhão, Pará e Roraima. No final de 2015, ele será estendido para Minas Gerais, Bahia, Alagoas, Sergipe, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí. E por último Acre, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia, Tocantins, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Rodrigo Zerbone disse que os técnicos da agência e das operadoras argumentaram que a divisão em etapas traz mais segurança. E explicou que as datas foram fixadas para não coincidirem com a Copa das Confederações, a Copa do Mundo e Olimpíadas.

- Fiquei preocupado com a implantação por causa dos grandes eventos esportivos e porque será feita em etapas - admitiu o diretor.

O diretor não descarta a possibilidade do prazo de implantação ser revisto depois que o nono dígito for implantado no interior de São Paulo, no Rio e no Espírito Santo.

- É uma questão de cronograma, se é feito agora ou depois - disse.


Nenhum comentário:

Postar um comentário