Terra
Daslu vai de venda entre amigas a império do luxo.
Em 1958, Lucia Piva de Albuquerque e sua sócia Lourdes Aranha atendiam as amigas em uma casa no bairro residencial Vila Nova Conceição. O "embrião" da Daslu não tinha vitrines, nem indicação do nome na porta. Com conceito de atendimento personalizado, a loja fazia desfiles para clientes, desenvolveu catálogos com as coleções e lançou uma revista customizada de moda.
Até o começo da década de 1980, a Daslu comercializava exclusivamente marcas fabricadas no Brasil. Após a morte de Lucia, sua filha Eliana Tranchesi (foto) assumiu o negócio e propôs mudanças para a empresa, entre elas a criação de uma linha própria de roupas.
Em meados de 1990, Eliana Tranchesi resolveu apostar no mercado de moda masculina. A Daslu ainda incluiu em suas lojas produtos decoração e artigos de luxo.
Em 2005, a Daslu mudou para a chamada Villa Daslu, no bairro de Vila Olímpia, com 17 mil metros quadrados só para a loja e mais de 3 mil para o Terraço Daslu. A empresa ficou neste endereço por seis anos, até se mudar para o shopping Cidade Jardim.
Em 2005, a Operação Narciso da Polícia Federal apreendem documentos e computadores da Daslu e acusa Eliana e o irmão Antônio Carlos Piva de Albuquerque de formação de quadrilha, contrabando e falsificação de documentos.
Eliana Tranchesi foi presa pela Polícia Federal em 26 de março de 2009 após a condenação a 94 anos de prisão. A empresária ficou cerca de 10h na Penitenciária Feminina da capital paulista.
Imagem mostra carta escrita pela empresária Eliana Tranchesi. Na carta, Eliana afirmou que não vê sentido em estar presa novamente. "Não represento perigo para a sociedade", disse.
Enfrentando crise nas finanças desde 2005, a Daslu entrou em julho de 2010 com pedido de recuperação judicial na Vara de Recuperações Judiciais da Capital de São Paulo. Em fevereiro de 2011, os credores da butique aprovaram de compra da marca pelo fundo Laep Investiments, do empresário Marcus Elias, um dos donos da Parmalat.
Eliana Piva de Albuquerque Tranchesi morreu aos 55 anos nesta sexta-feira. O velório é realizado no hospital Albert Einstein. Ela lutava contra um câncer de pulmão desde 2006.
Nenhum comentário:
Postar um comentário