Bernanke não anuncia medidas de estímulo econômico
Ben Bernanke, presidente do Banco Central dos Estados Unidos (Fed), não anunciou nenhuma medida de estímulo monetário em seu discurso nesta sexta-feira em Jackson Hole, nos EUA. Desde segunda-feira, os investidores no mundo compraram ações à espera desse anúncio.
Em seu discurso, Bernanke disse que o Fed está preparado para usar as ferramentas para estimular o crescimento, e que é crítico para a saúde da economia reduzir o desemprego. "Está claro que a recuperação da crise tem sido muito menos robusta do que esperávamos”, disse. "Nós discutimos os méritos relativos e os custos dessas ferramentas em nosso encontro de agosto. Vamos continuar a considera este e outros assuntos pertinentes, incluindo, claro, desenvolvimentos econômcios e financeiros, em nosso encontro de setembro."
Bernanke afirmou que o Fed vai se encontrar por dois dias em setembro (20 e 21), em vez do planejado encontro único, para decidir quais são suas opções para garantir estímulos monetários adicionais, entre outros assuntos. O presidente do BC dos Estados Unidos disse que a redução do nível de desemprego acima de seis meses ou mais deve ajudar a movimentar a economia. "Sob esas circunstâncias não usuais, políticas que promovam uma recuperação forte no curto prazo devem servir a objetivos de longo prazo também.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário